Você já reparou que alguns carros emitem chiados, apitos e cantorias? Carros com direção hidráulica, por exemplo, chiam ou apitam quando o motorista vira o volante, o que é um sinal de que a correia que movimenta o sistema está ressecada. Ela desliza sobre a polia e emite esse barulho.
Outra manifestação “lírica” da direção hidráulica é quando o motorista vira o volante até o batente. Quando chega nesse limite, para um lado ou outro, o sistema “bota a boca no trombone” por causa do excesso de pressão. É por isso que não se recomenda manter o volante totalmente virado durante mais do que dois ou três segundos.
Outros carros apitam quando se pisa no freio: tem até a recomendação para se lixar as pastilhas, que poderiam estar provocando esse ruído no contato com o disco de freio. Se lixou e não resolveu, é porque, na verdade, aquele ruído foi provocado nas costas da pastilha. Mude o revestimento entre ela e o pequeno pistão que a aciona para eliminar esse barulho no freio.
Foto Shutterstock
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