A história é mais que tortuosa. A Ford comprou, em janeiro de 2007, a pequena fábrica da Troller, de Mario Araripe, em Horizonte (Ceará). Ela precisava de know-how para produzir jipes? Não sabia lidar com carroceria de plástico?
Nada disso: foi uma gigantesca peripécia fiscal da empresa norte-americana que estava, de fato, comprando uma “fábrica de incentivos” e transferindo os benefícios fiscais de meia dúzia de jipes Troller produzidos pelo Araripe para centenas de milhares de carros produzidos anualmente em Camaçari, em outro estado do Nordeste, a Baía. Um verdadeiro calote de centenas de milhões de reais no governo, porém rigorosamente dentro da lei.
O governo do Ceará exigiu, como prêmio de consolação, que a Ford continuasse produzindo o Troller na fábrica de Horizonte para manter pelo menos a meia dúzia de empregos gerados por Araripe. A qualidade do jipe era tão ruim que a Ford decidiu readquirir as poucas unidades produzidas da recém lançada versão picape (Pantanal), ao invés de fazer um recall, .
Mas despejou toda sua engenharia em Horizonte e conseguiu transformar o Troller num jipe que oferece mínima qualidade, embora com assistência técnica de pós-venda precária. Boa parte de sua mecânica usa atualmente mesmos componentes mecânicos da picape Ranger. Mesmo assim, não o considera com qualidade suficiente para ostentar seu logotipo ovalado.
Troller oferece até câmbio automático da Ford, mas segue sem airbags
A Ford decidiu agora equipar o jipe com o mesmo câmbio automático da Ranger, um epicicloidal de seis marchas, que lhe permitirá cobrar mais que os atuais R$ 140 mil.
Mas, especialista em brechas da lei, a Ford continua se “esquecendo” de equipar o Troller com os obrigatórios airbags em qualquer carro comercializado no país desde janeiro de 2014. Simplesmente porque a legislação deixou de fora os veículos off-road, para evitar que suas bolsas infláveis sejam desnecessariamente acionadas em função de um “tranco” usual em trilhas.
Uma desculpa altamente questionável (mas rentável…) da Ford, pois outros jipes, de fábricas preocupadas com a segurança de seus ocupantes, são equipados com airbags porém oferecem um comando para desativá-los no off-road.
Foto Troller | Divulgação
O post Cadê o logotipo Ford no jipe Troller? apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/noticia/ford-jipe-troller-airbags/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189234944846 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário