Até um passado não muito distante, está lembrado que os câmbios tanto manuais, como automáticos, tinham quatro ou cinco marchas? Por que será que os câmbios automáticos mais recentes subiu o número de marchas para sete, oito, nove ou até 10?
Teve até ouvinte me perguntando se é para ganhar mais velocidade máxima. Mas a máxima de um carro não depende do número de marchas.
Na verdade, a ideia da engenharia das fábricas ao aumentar o número de marchas do câmbio automático é fazer com que o regime de rotações do motor esteja sempre o mais próximo possível do ideal daquele que oferece torque máximo. O que resulta no melhor desempenho com o mínimo de consumo e emissões.
Ou seja, o motor estará sempre numa mesma faixa de rotações. Não importa se é numa subida mais forte ou se o motorista resolver andar em velocidades mais elevadas.
O post Para que serve tantas marchas no câmbio automático? apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/blog-do-boris/marchas-cambio-automatico/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189347656411 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário