Assim que o semáforo abriu, o novo Onix 2020 saltou rapidamente à frente, mostrando muita agilidade, especialmente para um carro com 12 km rodados. Enquanto o hatch de estilo elegante descolava facilmente do trânsito, o motor 1.0 turbo de três cilindros fazia seu trabalho silenciosamente, e sem vibração.
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O novo Onix está com caminho livre à frente, não só nas saídas de farol, mas também nas vendas. O carro mais vendido do Brasil há cinco anos já está nas lojas. O lançamento oficial à imprensa ocorre amanhã, dia 26, em Porto Alegre (RS), mas já andamos no carro. Tivemos um contato rápido com uma unidade cedida pela concessionária Nova, localizada na zona sul da capital. E, a exemplo do Onix Plus (sedã), o hatch também agradou.
Da mesma forma como fez com o sedã, por enquanto a montadora está entregando o hatch apenas com motor turbo e câmbio automático. As versões com motor 1.0 aspirado devem ficar para o mês que vem.
Como seria de se esperar, ao volante o novo Onix hatch tem comportamento muito semelhante ao do sedã, que leva o sobrenome Plus. Isso ocorre porque o motor é o mesmo. Trata-se do 1.0 turbo flexível de três cilindros, com injeção indireta. Ele rende 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque, a apenas 2.000 rpm. O bom torque em baixa rotação explica a disposição em saídas. As mudanças de marcha na transmissão de seis velocidades são rápidas.
O modelo avaliado, na versão Premier (topo de linha), traz os mesmos equipamentos do sedã, o que inclui rodas de liga leve de 16″, luzes diurnas de LEDs, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, acabamento em dois tons e até auxiliar de estacionamento automático. O Onix Premier custa a partir de R$ 69.990, ou R$ 72.990, como a unidade avaliada pelo Jornal do Carro.
Novo Onix cresceu, mas perdeu porta-malas
Em relação à geração anterior (que permanece como opção de entrada, com o nome Joy), o modelo produzido em Gravataí (RS) está maior. São 4,16 metros de comprimento, 23 cm a mais que o antigo Onix. O entre eixos cresceu menos: foi para 2,55 metros, ou 2 cm a mais que o anterior (2,53 m). A largura foi de 1,70 m para 1,73 m, enquanto a altura praticamente ficou inalterada (1,47 m).
Nem tudo, no entanto, se expandiu. Também a exemplo do que ocorreu com o sedã, a capacidade do porta-malas diminuiu. Dos atuais, 289 litros, o novo chega com 275 l, ou 14 litros a menos. O tanque de combustível perdeu dez litros: caiu de 54 para 44 l.
O curioso é que a Chevrolet divulga o mesmo peso para o hatch e para o sedã. Na versão Premier, o sedã pesa 1.112 kg, 1 kg a menos do que o hatch. E isso apesar de o sedã ser 31 cm mais curto. Graças a essas características, é provável que o desempenho do sedã seja até um pouco melhor em altas velocidades. A Chevrolet não divulgou os números de aceleração (0 a 100 km/h) e máxima do hatch. Mas, como sedãs normalmente têm aerodinâmica melhor que hatches, espere velocidade máxima superior no modelo de três volumes. Enquanto o sedã tem Cx 0,30, no hatch o coeficiente é 0,33 (quanto menor o número, menos o carro “briga” com o ar).
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Durante a avaliação, a direção elétrica mostrou a mesma precisão do sedã, e os freios também apresentaram bom comportamento, mesmo levando-se em conta que a unidade testada estava tendo as primeiras frenagens de sua vida. Um carro novo precisa de rodar um pouco para que as pastilhas de freio “assentem” bem com os discos.
Acabamento é simples
Embora seja a versão mais equipada e cara, o Onix Premier tem acabamento simples. A Chevrolet abusou dos revestimentos rígidos no painel e nas laterais de portas. Nisso, porém, ele se equivale ao VW Polo, outro que também recebe os ocupantes com a rigidez de seus plásticos internos. O banco com apoio de cabeça embutido no encosto transmite ideia de economia, de carro barato.
A central multimídia com tela de 7″ fica em destaque no centro do painel. É compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e traz até conexão com internet, além de carregador de celular sem fio (por indução).
Se agrada o motorista, o Onix também trata bem os demais ocupantes. O espaço no banco de trás é bom para duas pessoas. Ali, há acomodação suficiente para pernas e cabeça. Como normalmente ocorre em carros dessa categoria, um eventual terceiro ocupante vai tirar o conforto de todos.
Não há saída de ar-condicionado para trás, mas o modelo dispõe de duas portas USB, o que nos dias atuais é mais importante do que ar refrigerado.
O porta-malas recebeu uma forração muito simples na base. E, quando levantada, ela revela o estepe temporário, para uso emergencial.
Versões mais baratas vêm aí
No mês que vem a Chevrolet deve começar a vender as versões mais baratas tanto do hatch como do sedã. No caso do hatch, os preços partem de R$ 48.490, na versão 1.0, com motor aspirado e câmbio manual. O motor turbo está disponível desde o modelo básico, por R$ 55.590. Além do motor mais forte, nesse caso o modelo vem acompanhado de câmbio automático de seis marchas.
A partir da versão LT, o Onix vem com a central multimídia My Link, e a partir do segundo pacote de opcionais da mesma versão há Wi-Fi e o assistente pessoal remoto OnStar. Ambos os serviços são pagos à parte. No caso da internet, o pacote básico (2 Gb) sai por R$ 29,90.
De série, todas as versões vêm com seis air bags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
Prós e contras
Prós: Dirigibilidade
Hatch é rápido nas acelerações, e o motor turbo trabalha em silêncio e sem vibrações
Contras: Acabamento
Como o sedã, o hatch também tem muito plástico duro revestindo portas e painel
Ficha técnica
Preço
R$ 69.990
Motor
1.0, 3 cil., 12V, flexível, turbo
Potência (cv)
116 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)*
16,8 a 2.000 rpm
Câmbio
Automático, 6 marchas
Comprimento
4,16 m
Entre eixos
2,55 m
Porta-malas
275 l
Tanque
44 l
Fonte: Chevrolet
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/novo-chevrolet-onix-2020-agora-na-versao-hatch-mostra-agilidade/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189300485236 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
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