segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Duelo (eterno) 2020: Honda Civic EXL 2.0 CVT x Toyota Corolla XEi 2.0 CVT

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Corolla e Civic duelam mais uma vez

Honda Civic e Toyota Corolla talvez façam uma das disputas mais antigas e acirradas do mercado. Chegamos a ter Ford Focus e Volkswagen Golf em embates clássicos também, mas os sedãs japoneses se enfrentam de maneira mais pesada há anos, com um atrapalhando e ajudando o outro ao mesmo tempo. Agora, nas recém chegadas linhas 2020, as duas versões mais populares de cada um duelam aqui no De 0 a 100. Quem leva a melhor: Honda Civic EXL ou Toyota Corolla XEi?

Honda Civic 2020

Toyota Corolla 2020

Preços e equipamentos

Sedãs médios mais vendidos do Brasil, ambos receberam atualizações recentes. Enquanto o Civic passou por um facelift mínimo (ficando menos bonito), o Corolla ganhou uma novíssima geração e diversas melhorias. Com isso, o Toyota não perderá, tão cedo, a sua hegemonia de mercado.

Analisei aqui as versões mais emplacadas de cada um (ambas uma abaixo do acabamento topo de linha): enquanto a EXL representa cerca de 39% das vendas do Civic, a XEi tem a esmagadora preferência no mix do Corolla com aproximadamente 71%.

Honda Civic EXL 2020

Honda Civic EXL 2020

Honda Civic EXL 2020

O Honda Civic EXL 2020 tem preço público sugerido de R$ 112.600 e vem equipado, de série, com estrutura de deformação progressiva (ACE); alarme de segurança com imobilizador ECU; freios com sistemas ABS, EBD, EBA e ESS; controles de tração e estabilidade (VSA); assistente de partidas em aclive (HSA); assistente de dirigibilidade ágil (AHA); seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina; cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes; cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento e regulagem de altura; trava infantil nas portas traseiras e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis; câmera de ré multivisão (três possibilidades) com linhas dinâmicas; alerta de pressão do pneu (TPMS); antena; espelhos retrovisores elétricos, na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico; conjunto óptico com DRL em LED; faróis com acendimento automático (sensor crepuscular); faróis de neblina; chave com função Smart Key; freio de estacionamento eletrônico (EPB) com função Brake Hold; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso; modo de condução econômico (ECON); travas e vidros elétricos (com a função de subida automática dos vidros com “um toque” em todas as portas); comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista); “borboletas” para troca de marchas no volante (paddle shift); “piloto automático” (Cruise Control); seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque); retrovisor interno fotocrômico; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; console central elevado com apoio de braços e porta-copos; banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos; desligamento automático dos faróis após 15 segundos; tomada 12 volts dianteira; ar-condicionado digital com duas zonas; banco traseiro bipartido 60/40; sensor de chuva; volante e bancos revestidos em couro; painel digital (TFT) de 7″ com alta resolução; central multimídia com tela de 7” touchscreen com navegador GPS com condições de trânsito (RDS), Wi-Fi e navegação assistida por voz, controle de áudio no volante; MP3/WMA player; Bluetooth para ligações (HFT) e reprodução de músicas com ajuste no volante, rádio AM/FM com Radio Data System (RDS), controle de volume pela velocidade (SVC); Apple CarPlay e Android Auto; duas entradas USB; conexão HDMI; 4 alto-falantes e 4 tweeters (180W), entre outros.

Toyota Corolla XEi 2020

Toyota Corolla XEi 2020

Toyota Corolla XEi 2020

O Toyota Corolla XEi 2020 chega às concessionárias por sugeridos R$ 110.990 e vem, de série, com bancos, volante e manopla da transmissão revestidos em couro; espelhos retrovisores externos elétricos, na cor do carro, com pisca integrado e eletro-retráteis; painel de instrumentos com dois indicadores analógicos com tela de TFT de 4,2″ digital e colorido; ar-condicionado automático digital; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido 60:40; bancos traseiros com descansa-braço central e porta copos; chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme; coluna de direção com regulagem manual de altura e profundidade; computador de bordo; controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control); direção elétrica progressiva (EPS); entrada de 12V e USB no descansa braço (carregamento); conexão USB abaixo do painel central; espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico; faróis com acendimento automático e com ajuste de altura; indicador de direção econômica no painel; lanternas dianteiras com luzes diurnas de LED (DRL); modo de seleção de condução Power/Sport; “borboletas” para troca de marchas no volante (paddle shift); Start Button / Push Start: sistema de partida por botão (sem chave); vidros elétricos dianteiros e traseiros com função auto up-down (com antiesmagamento); vidros frontais com película antirruído; volante com controles de áudio e computador de bordo; sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para o joelho do motorista); cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos; câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis de neblina dianteiros de LED; freios ABS com BAS, EBD e luz emergencial automática; imobilizador por código eletrônico na chave; lanterna de neblina traseira; alarme perimétrico e volumétrico; sistema de assistência ao arranque em subida; sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro; trava de segurança para portas traseiras; trava elétrica; antena; quatro alto-falantes e dois tweeters; central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

Diferenciais do Honda Civic EXL 2020 que o Corolla XEi não tem

  • Ar-condicionado digital de duas zonas
  • Freio de mão (estacionamento) eletrônico
  • Saída de ar no banco traseiro
  • Alerta de pressão dos pneus
  • Conexão HDMI
  • 2 tweeters a mais (4 x 2)
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Sensor de chuva
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Acabamento nas alças do porta-malas
  • Painel digital com tela maior (7″ x 4,2″)
  • Botões dos vidros elétricos iluminados nas quatro portas

Diferenciais do Toyota Corolla XEi 2020 que o Civic EXL não tem

  • Airbag para o joelho do motorista
  • Ajuste de altura dos faróis
  • Lanterna traseira de neblina
  • Central multimídia com tela maior (8″ x 7″)
  • Garantia de cinco anos (3 anos no Civic)
  • Preço mais baixo

Civic X Corolla

Inicialmente, achei que esse quesito seria vencido pelo Corolla por ele ser R$ 1.610 mais barato, com dois anos a mais de garantia e por ter um airbag a mais.

Mas, depois de analisar com mais calma, percebi que a estratégia da Honda de equipar o Civic EXL 2020 com alguns itens a mais equilibrou o jogo, o deixando com mais diferenciais em termos de itens de série do que o concorrente.

Por isso, empate (por muito pouco – Honda, reduza o preço do Civic!).

Resultado: Honda Civic EXL 1 x 1 Toyota Corolla XEi

Toyota Corolla XEi Dynamic Force 2020

Visual da traseira agrada menos do que a dianteira no Toyota Corolla 2020

Desempenho e consumo

Se no quesito anterior o Civic equilibrou as coisas, agora, ele leva uma surra. O Corolla 2020 trouxe um novo motor 2.0 16V, que ficou mais potente e econômico, além de um novo câmbio automático, que associa uma marca tradicional com o sistema CVT.

Na prático, isso significa que o Toyota anda mais e bebe menos do que o Honda. E pude provar a parte de desempenho na prática. Fiquei realmente surpreso com  a nova solução de câmbio do Corolla – gostei muito, pois o carro arranca com vigor (cheguei a 65 km/l de primeira marcha), eliminando o marasmo tradicional de uma transmissão CVT.

Importante dizer que o Civic não faz feio, com um conjunto ótimo mecânico, que é ajudado pelos 114 kg a menos do que o concorrente. Ainda assim, o Corolla é superior, com relativa folga, nesse quesito.

Visual do Honda Civic EXL 2020

Rodas de 17″ tem novo desenha no Honda Civic EXL 2020

Suspensão equilibrada

Além do motor e do câmbio, outro ponto de evolução do Corolla foi na suspensão, que agora é independente também na traseira, como no Civic. Depois de muito tempo a Toyota tirou o atraso e equiparou o seu sedã ao eterno rival.

Honda Civic EXL 2020

  • Motor: 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne
  • Câmbio: automático do tipo CVT (sete marcas virtuais)
  • Potência: 150 cv a 6.300 rpm (g) e 155 cv a 6.300 rpm (e)
  • Torque: 19,3 mkgf a 4.700 rpm (g) e 19,5 mkgf (g/e) a 4.800 rpm
  • Comprimento: 4,641 m
  • Largura: 1,799 m
  • Altura: 1,433 m
  • Entre-eixos: 2,700 m
  • Porta-malas: 519 litros
  • Tanque: 56 litros
  • Peso: 1.291 kg
  • Consumo (Inmetro): 7,2 km/l (e) e 10,5 km/l (g) na cidade // 8,9 km/l (e) e 13 km/l (g) na estrada

Toyota Corolla XEi 2020

  • Motor: 2.0 16V Dual VVT-iE DOHC Flex (Dynamic Force)
  • Câmbio: automático com conversor de torque (1ª marcha) + automático do tipo CVT (nove marcas virtuais)
  • Potência: 169 cv (g) e 177 cv a 6.600 rpm (e)
  • Torque: 21,4 mkgf (g/e) a 4.400 rpm
  • Comprimento: 4,630 m
  • Largura: 1,780 m
  • Altura: 1,455 m
  • Entre-eixos: 2,700 m
  • Porta-malas: 470 litros
  • Tanque: 50 litros
  • Peso: 1.405 kg
  • Consumo (Inmetro): 8 km/l (e) e 11,6 km/l (g) na cidade // 9,7 km/l (e) e 13,9 km/l (g) na estrada

Resultado: Honda Civic EXL 1 x 2 Toyota Corolla XEi

Painel do Honda Civic EXL 2020

Painel do Honda Civic EXL 2020

Espaço, acabamento e conforto

Assim como o primeiro quesito, aqui temos outra disputa acirrada.

De um lado, o Civic se diferencia por ter mais espaçoso interno e um porta-malas 49 litros maior. Por outro, o Corolla é ligeiramente mais confortável ao rodar na cidade por causa do seu acerto da suspensão. Mais firme, o Civic agrada mais na estrada.

Ambos tem um nível de acabamento interno bem parecido, com algumas vantagens para o Honda e outra para o Corolla, que realmente evoluiu nesse ponto na linha 2020.

Painel do Toyota Corolla XEi 2020

Painel do Toyota Corolla XEi 2020

Mas o Civic leva esse ponto da disputa por ter cuidados simples de acabamento que o Corolla 2020 não tem mais (tinha na linha 2019), como revestimento nas alças do porta-malas e botões dos vidros elétricos retroiluminados; e, principalmente, por oferecer mais espaço (item que pesa na minha análise por eu ter 1,97 m de altura).

Resultado: Honda Civic EXL 2 x 2 Toyota Corolla XEi

Visual

Como sempre repito, visual é um quesito subjetivo e que não vale nota. A nova geração tornou esse Corolla o mais bonito da história. Ele ficou mais moderno, sem abrir mão das suas características visuais tradicionais. Foi realmente uma evolução e tanto.

Honda Civic 2020

Honda Civic EXL 2020 em primeiro plano com o irmão Touring (turbo) ao fundo

Já o Civic regrediu ligeiramente na linha 2020 se comparado à linha 2019 com as mudanças efetuadas pela marcas nos para-choques dianteiro e traseiro.

Ainda assim, gosto mais do Honda do que do Toyota em termos de design. O Corolla ficou lindo, mas as linhas retas do Civic me agradam bem mais.

Resumo da obra

Talvez esse tenha sido o duelo mais equilibrado da história do De 0 a 100. A Toyota fez um excepcional trabalho com a linha 2020 do Corolla, especialmente no conjunto mecânico.

Em relação ao concorrente. a versão XEi anda mais, bebe menos, tem 2 anos a mais de garantia, um airbag a mais e custa R$ 1.610 a menos. Parecia mesmo uma vitória certa.

Toyota Corolla XEi 2020 com motor 2.0 Dynamic Force

Embora eu goste do visual do Corolla, a barra cromada na tampa do porta-malas me incomoda

Mas o Civic demonstra toda a qualidade da Honda, sendo que a versão EXL equilibra a disputa por ser mais equipada, mais espaçosa e com porta-malas maior do que o adversário, sem fazer feio em garantia, desempenho e consumo – ter 114 kg a menos joga a favor.

Na pontuação, empate equilibradíssimo. Mas, se eu fosse dar um voto de minerva para o desempate, nesse momento, com tranquilidade, seria para o Corolla XEi. O motivo? Mais segurança.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Toyota Corolla XEi 2020 Toyota Corolla XEi 2020 tem rodas de 17 polegadas Toyota Corolla XEi 2020 com motor 2.0 Dynamic Force Toyota Corolla XEi 2020 Central multimídia no painel do Toyota Corolla XEi 2020 Quatro de instrumentos do Toyota Corolla XEi 2020 Painel do Toyota Corolla XEi 2020 Motor 2.0 Dynamic Force flex do Toyota Corolla GLi, XEi e Altis Premium Câmbio automático CVT do Toyota Corolla GLi, XEi, Altis e Altis Premium 2020 Freio de mão (estacionamento) do Toyota Corolla 2020 Honda Civic 2020 Honda Civic EXL 2020 Visual do Honda Civic EXL 2020 Dianteira do Honda Civic EXL 2020 Rodas de 17" Honda Civic EXL 2020 Painel do Honda Civic EXL 2020 Quadro de instrumentos do Honda Civic EXL 2020 Freio de estacionamento eletrônico do Honda Civic EXL 2020 Saída de ar no banco traseiro do Honda Civic EXL 2020

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