Filosofias de motorização diferentes, mas preço semelhante e mesmo público. O Toyota RAV4 apela à inovação do híbrido, o Jeep Compass, líder do segmento, usa motor turbodiesel. Em versões de topo, SX e Trailhawk, a R$ 186.990 e R$ 181.990, respectivamente, nessa disputa, melhor para o RAV4. Ele é mais potente e espaçoso, tem melhor consumo e revisões que custam a metade, além de ser melhor de guiar e mais equipado.
De série, ambos tem sete air bags, tração 4×4, controles de estabilidade e tração, partida por botão, chave presencial, assistente de partida em rampa, câmera de ré, entre outros. A mais o RAV4 traz frenagem automática de emergência, leitor de faixa com assistência, controle de velocidade adaptativo, faróis automáticos de LEDs, carregador de celular por indução, abertura elétrica do porta-malas e teto solar. O Compass traz assistente de estacionamento e alerta de ponto cego a seu favor. Para se equiparar ao RAV4, o Compass precisa de dois kit de opcionais de R$ 8 mil e R$ 8.600 ou seja ele vai a R$ 198.500.
O RAV4 tem um motor 2.5 de 178 cv e três elétricos de 120 cv, que combinados rendem 222 cv. O torque é de 22,5 mkgf do 2.5 mais 20,6 mkgf dos elétricos. A transmissão é CVT. O Compass tem um 2.0 de 170 cv e 35,7 mkgf. O câmbio é automático de nove marchas. No dia a dia, o RAV4 ainda consegue manter no modo só elétrico até 50 km/h se a carga da bateria estiver alta.
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A aceleração é mais linear e acontece de modo mais progressivo no RAV4. Ele ainda tem modos de condução (normal, eco, elétrico, e sport) sendo o esportivo bem ágil. Há uma opção trail, separada em botão acima do seletor dos outros modos, para uso no fora de estrada ou piso de baixo atrito.
O turbodiesel do Compass, tem o atraso usual de resposta do diesel, mas consegue empurrar bem o carro depois que saiu da imobilidade. Ele traz cinco modos de tração, voltados a diferentes tipos de piso.
Tanto no RAV4 quanto no Compass, a transmissão é boa e faz as trocas sem trancos, além de oferece opção de mudança por aletas atrás do volante.
O RAV4 tem uma suspensão mais firme, mantendo o carro estável em curvas, diferente do Compass, que rola muito, por causa da suspensão mais alta que das outras versões. A resposta da direção é mais direta no RAV4 e na rodovia tem “mais peso”, passando mais segurança que o Compass, que é anestesiado.
Apesar de indicar até 14,3 km/l pelo Inmetro na cidade, foi possível, sem malabarismos, chegar a 20 km/h com o RAV4 graças a tecnologia híbrida. O Compass faz 10,1 km/l, segundo o instituto. Em trecho rodoviário, 12,8 km/l declarados pelo Inmetro para o RAV4 e 13,7 km/l para o Compass.
RAV4 é melhor que o Compass para os ocupantes
O RAV4 surpreende também no estilo ousado e bastante moderno. O Compass tem um jeito ‘raiz” que agrada os amantes do estilo off-road. Seu interior é bem acabado e traz couro até no painel, no Compass, o acabamento também é bom, mas encanta pelo toques lúdicos, como a imitação de lama e os easter eggs. O painel de instrumentos do RAV4 pode ser alterado em diversos modos, mas ainda assim poderia ser mais atraente aos olhos, enquanto o Compass traz só uma tela de TFT entre o conta-giros e o velocímetro, analógicos.
A usabilidade, com todos os comandos dispostos de maneira mais prática também joga a favor do RAV4. Especialmente no console central, onde o Compass é confuso com tantos botões de central multimídia, ar-condicionado e outros itens. Mas vale menção a central multimídia do Compass, mais prática e com integração a Android Auto e Apple CarPlay, enquanto a do RAV4 só espelha e de um modo complicado.
O Compass é confortável, mas o RAV4 traz mais espaço para cinco ocupantes e os bancos dianteiros acomodam melhor os ocupantes que os do Jeep. A disposição dos espaços internos, porta-objetos também é melhor no RAV4. O bauzinho sob o apoio de braço tem mais espaço no Toyota que no Jeep.
A abertura elétrica ou por gestos sob o para-choque traseiro do porta-malas de 580 litros é outro mimo que conquista o dono do RAV4. No Compass, a abertura elétrica faz parte do pacote de R$ 8 mil que traz também os itens de segurança ativa e passiva e o espaço é de só 390 litros.
OPINIÃO: RAV4 QUEBRA ESTEREÓTIPO DO HÍBRIDO “CHATO”
Uma bronca minha com híbridos (um Porsche 918 Spyder ou um McLaren P1 não conta) é que em geral falta a eles entregar prazer ao dirigir. São tão focados em consumo, ser ambientalmente corretos que são bons, mas não empolgam. Apesar de ser um SUV, o que não condiz em geral com a máxima de prazer ao dirigir o RAV4 quebrou essa percepção.
A suspensão bem acertada, a direção direta e respostas ágeis quando se quer, sem abrir mão do que importa: ser sustentável. O espaço interno é um convite ao conforto e a ousadia por parte da Toyota no visual surpreendeu. Para os paulistanos tem a cereja no bolo do RAV4 ser livre de rodízio municipal. Sem contar que é um híbrido a um preço de carro “normal”. Diferentemente do Prius que cobra preço de sedã de luxo por espaço de hatch médio.
Ao Compass, as honras de ser líder inegável do segmento. Ter uma vasta gama para atender diferentes públicos é uma das razões do seu sucesso desde o lançamento. Contudo, ele vem ganhando competidores a altura e logo terá que melhorar questões como a usabilidade do interior e a dirigibilidade que deixa a desejar ante a rivais.
PRÓS E CONTRAS – RAV4 SX HYBRID
PRÓS – TREM DE FORÇA
conjunto motriz híbrido é bom, agrada em consumo e também na hora de acelerar.
CONTRAS – CENTRAL MULTIMÍDIA
Central tem interface ruim e não faz integração via Apple CarPlay e Android Auto.
PRÓS E CONTRAS – COMPASS TRAILHAWK
PRÓS – CENTRAL MULTIMÍDIA
Interface é ágil, fácil de utilizar e tem rápida integração com Apple CarPlay e Android Auto.
CONTRAS – DIRIGIBILIDADE
Suspensão muito mole deixa o carro inclinar demais e direção não tem respostas ágeis.
Modelo | RAV4 | COMPASS |
Acabamento | 10 | 10 |
Câmbio | 5 | 5 |
Conforto | 8 | 7 |
Consumo | 4 | 3,5 |
Desempenho | 4 | 3,5 |
Equipamentos | 9 | 7 |
Ergonomia | 4 | 3 |
Espaço | 8 | 7 |
Estabilidade | 4 | 3,5 |
Estilo | 4 | 3,5 |
Instrumentos | 3 | 3 |
Manutenção | 4 | 2 |
Motor | 4,5 | 3,5 |
Porta-malas | 10 | 6 |
Preço | 3,5 | 4 |
Seguro | 3 | 3 |
Suspensão | 4 | 3,5 |
Usabilidade | 4 | 3 |
Total: | 96 | 81 |
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