sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Teste: Fiat Toro Ranch 2020 se destaca pelos equipamentos

toro ranch

A linha 2020 da Toro acaba de chegar às concessionárias Fiat do País. Avaliamos a versão de topo, Ranch, que se destaca pela ampla lista de equipamentos. A picape fabricada em Goiana (PE) traz o conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. O câmbio é automático de nove marchas e a tração, 4×4. A Toro Ranch parte de R$ 159.990, exatos R$ 10 mil a mais que há um ano, quando essa configuração foi lançada.

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Por fora, os diferenciais são as rodas da liga leve de 18 polegadas pintadas de prata. Há barras no teto, retrovisores, engate de reboque removível e santantônio cromado. Por causa do acabamento metálico, os estribos nas laterais ficam escorregadios quando estão molhados ou enlameados. Embora deixe o visual com aspecto sofisticado, isso compromete a segurança. Soleira metálica, para-barros e protetor do tanque de combustível completam o pacote.

Na cabine, a Toro Ranch se destaca pela cor marrom, presente no revestimento dos bancos, feito de couro. O tom está ainda nos painéis de porta, volante, apoio de braços, câmbio e freio de estacionamento, além da moldura do sistema de som, saídas de ar e alças da porta.

Toro Ranch 2020 tem cabine caprichada

Entre os itens de conforto da Toro Ranch 2020 há ar-condicionado com duas zonas e central multimídia. Por meio da tela 5 polegadas sensível ao toque é possível ajustar o sistema de som. Isso também pode ser feito por comandados de voz. O dispositivo inclui navegador GPS, porta USB e conexão Bluetooth. Já o quadro de instrumentos tem tela de TFT de 7”.

Os faróis de neblina mudam a direção do facho automaticamente para iluminar as curvas. Os faróis principais têm LEDs de uso diurno e acionamento automático, assim como os limpadores de para-brisa.

Há câmera na traseira e ajuste elétrico do banco do motorista (em oito posições). O porta-objetos do console central é refrigerado e a partida feita por meio de botão dispensa o uso da chave. Também é possível ligar o motor pelo controle remoto. Esse recurso permite deixar o ar-condicionado funcionando para climatizar o interior antes de entrar.

Motor a diesel deixa picape valente

Em movimento, a Toro Ranch 2020 vai muito bem. Os quase 37 mkgf de torque garantem respostas vigorosas quando se pisa forte no acelerador. Mas não espere por reações instantâneas, sobretudo em arrancadas.

Isso ocorre por causa do turbo lag. Para sair na frente dos outros carros após paradas em semáforos, por exemplo, o motorista precisa manter o motor girando na faixa das 1.750 rpm. É nesse regime que o quatro-cilindros entrega sua força máxima. Quem tem o hábito de dirigir veículos a diesel já está habituado com isso

É importante lembrar que acelerações fortes redundam em aumento de consumo. Se andar com o pé “leve”, o motorista rodará cerca de 600 km na cidade e 750 km na estrada com um tanque de diesel (60 litros). Segundo informações do Inmetro, a Toro Ranch faz, em média, 10 km com um litro de diesel em ciclo urbano e 12,6 na rodovia.

Conforto é bom para quatro

A Toro é uma picape intermediária (maior que as compactas e menor que as médias). Tem 4,94 metros de comprimento,  1,84 m de largura e 2,99 m de distância entre os eixos. Como comparação, uma Hilux SR 2.8 tem, respectivamente, 5,31 m, 1,85 m e 3,09 m.

Embora seja maior, na versão de entrada com motor turbodiesel a Toyota tem tração 4×2. E seu preço sugerido parte de R$ 169.940. A favor da Hilux pesa o fato de a cabine poder receber cinco pessoas.

A Toro também é homologada para levar cinco ocupantes. Mas, principalmente por causa do túnel central alto atrás, apenas quatro viajarão com conforto.

Fora a questão do espaço, não há do que reclamar. As suspensões, do tipo McPherson na dianteira e multibraço atrás, mantêm a carroceria firme o tempo todo. A direção, com assistência elétrica, tem boas respostas. Mas, a despeito do diâmetro de giro de 12,9 m, com a tração 4×4 acionada é complicado manobrar em locais apertados.

Linha Toro 2020

A Toro tem quatro versões: Endurance, Freedom, Volcano e Ranch. São três opções de motor, sendo duas flexíveis (1.8 de 139 cv e 19,3 mkgf, e 2.4 de 186 cv e 24,9 mkgf) e a 2.0 turbodiesel. Há três tipos de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis ou nove velocidades. A tração pode ser dianteira ou nas quatro rodas. Nesse caso o acionamento é elétrico.

Na linha 2020, há duas novas opções para a versões de entrada, Endurance. Uma com câmbio manual de cinco marchas e outra com o motor 2.0 turbodiesel. A configuração com motor 1.8 flexível e câmbio automático de seis marchas continua à venda.

A central multimídia cresceu e agora tem tela de 7 polegadas. O item é de série em todas as versões, exceto para a Endurance, na qual é oferecido como opcional. O sistema tem entradas USB e auxiliar, conexão via Bluetooth e pode ser pareado com celulares com sistema operacional Android Auto. Há ainda navegador GPS e câmera na traseira. O alarme acionado na chave também passa a vir de fábrica em toda a linha.

Conceito S-Design

Outras novidades da linha 2020 são o conceito S-Design, para a versão Freedom e a inédita configuração Ultra. A S-Design se destaca pelo visual, que pode ser customizado e inclui faixas adesivas no capô e na tampa da caçamba. Há santantônio e estribos laterais pretos (nas demais versões o item é cromado), além de capa dos retrovisores externos, grade dianteira e barras de teto pintados de cinza, além de rodas de liga leve escurecidas.

O acabamento da cabine também é escuro. Os bancos podem ter forração de tecido ou couro, assim como volante e laterais de porta, que têm costura preta. A moldura da central multimídia, as saídas de ar, as alças das portas e os aros dos alto-falantes são exclusivos. Há ainda apoio de braço com porta-copos na parte central do banco traseiro.

A nova versão Ultra tem motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Chama a atenção a tampa removível da caçamba. Esse recurso facilita o transporte de objetos muito compridos.

Tabela de preços da Fiat Toro 2020

Endurance 1.8 flexível, câmbio manual de 5 marchas: R$ 94.990
Endurance 1.8 flexível, câmbio automático de 6 marchas: R$ 100.990
Endurance 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 6 marchas: R$ 131.490
Freedom 1.8 flexível, câmbio automático de 6 marchas: R$ 112.490
Freedom 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4: R$ 143.990
Volcano 2.4 flexível, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4: R$ 125.990
Volcano 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 e tração 4×4: R$ 155.990
Ranch 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4: R$ 159.990

Ficha técnica

Fiat Toro Ranch 2020
Preço sugerido: R$ 159.990
Motor: 2.0, 4 cilindros, 16V, turbodiesel
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 mkgf a partir das 1.750 rpm
Câmbio: automático, 9 marchas
Tração: 4×4
Comprimento: 4,94 metros
Largura: 1,84 metro
Entre-eixos: 2,99 metros
Caçamba: 820 litros
Fonte: Fiat

Pró e contra

+ Equipamentos
Modelo é repleto de itens de série e tem acabamento caprichado, com exclusividades como o revestimento de couro marrom

– Preço
Picape intermediária é apenas R$ 10 mil mais barata que a Toyota Hilux SR, que é média e só perde da Fiat por ter tração 4×2


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