O primeiro carro esportivo totalmente elétrico, e o primeiro da Porsche em larga escala, está prestes a chegar ao Brasil. O Taycan será mostrado aos compradores brasileiros ainda no primeiro semestre para já começar a ser encomendado. O preço ainda não está totalmente fechado. Uma variação grande do dólar mudaria tudo. Mas, no momento, o preço de chegada do carro ronda os R$ 850 mil na versão Turbo. A Turbo S ficará beirando os 1 milhão.
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Na linha Porsche, o modelo ficará posicionado entre o Cayenne Turbo, que custa R$ 730 mil, e o Panamera Turbo, vendido por R$ 950 mil. Por ser um modelo pioneiro e elétrico, ele não tem concorrentes no País, o que significa que não é possível mensurar se seu preço é competitivo ou não.
O Taycan foi lançado no Salão de Los Angeles em novembro do ano passado após ser mostrado em três eventos simultâneos na Alemanha, China e Canadá.
A versão Turbo tem dois motores elétricos que entregam 680 cv e 85,6 mkgf. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega aos 260 km/h. Já a versão Turbo S entrega 761 cv e 101 mkgf às quatro rodas. A potência extra baixa o tempo de aceleração para 2,8 segundos. A velocidade máxima se mantém.
O modelo usa uma transmissão de duas marchas no eixo traseiro. A configuração é pouco usual em elétricos e, segundo a marca, garante acelerações mais rápidas e velocidades máximas mais altas que a de outros elétricos.
Autonomia do Taycan é grande
A versão Turbo tem autonomia de 450 quilômetros no ciclo europeu de testagem. O Taycan Turbo S roda um pouco menos: 417 quilômetros. As baterias têm capacidade de 93 kWh e o modelo usa sistema de 800W. O esportivo também aceita recargas em até 270 kW, de alta potência. Nesse modo, o Taycan pode recuperar até 100 quilômetros de autonomia em cinco minutos plugado.
O acabamento segue o padrão da marca e é de boa qualidade. Há ampla oferta de configurações e o Taycan pode receber revestimentos de couro, madeira, metal e até uma opção totalmente sintética, sem nenhum couro na cabine.
O modelo ainda pode receber uma inédita tela sensível ao toque à frente do passageiro da frente. Ela pode mostrar as mesmas informações da tela central e permite que o passageiro interaja melhor com sistemas de entretenimento e GPS enquanto o motorista conduz o carro. Além disso, ela mantém todas as funções com o carro em movimento, enquanto a tela central pode ter alguns comando bloqueados se o carro andar.
À frente do motorista, outra tela exibe velocímetro, uso de carga e também pode mostrar informações do GPS e multimídia. O desenho é semelhante ao de outros Porsche, mas a tela é totalmente configurável e pode mostrar um mapa por inteiro, por exemplo.
Nas bordas do display estão comandos de faróis de um lado e de funções dinâmicas do carro do outro. Os botões também são sensíveis ao toque. Já a alavanca de câmbio foi deslocada para o painel.
Isso liberou espaço no console central para outra tela. Ela controla o ar-condicionado e pode servir para inserção de letras de um endereço no GPS por meio de desenhos na tela. A interface é semelhante à usada pela Audi em modelos mais recentes, como o Q8.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/porsche-taycan-brasil-r-850-mil/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
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