Comparamos os SUVs Honda HR-V EXL e Nissan Kicks SL. Ambos são equipados com motores aspirados. Diferença de preço é de R$ 7.000 a menos no Nissan.
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Design/acabamento
Honda HR-V EXL e Kicks SL apelam para vincos e recortes em toda a carroceria. Agradam no quesito preferido do público. Nissan é mais radical na proposta de recortes e tem na lista de opcionais a pintura em dois tons (R$ 1.500).
Acabamento de boa qualidade no HR-V e no Kicks tanto no material empregado quanto nos encaixes e arremates. Ambos usam forração em couro, que tem como única vantagem a limpeza.
Honda HR-V EXL | Nissan Kicks SL Pach Tech |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Motor/desempenho
Honda HR-V usa 1.8 flex com maiores valores de torque e potência, sendo essa última mais elevada com gasolina. Nissan Kicks adota o 1.6 flex com torque e potência menores em relação ao Honda. Nenhum deles é brilhante em desempenho, mas a maior cilindrada do HR-V determina a vitória.
A relação peso/potência é de 9,1 kg/cv no HR-V diante de 9,9 kg/cv no Kicks. E torque de 17,5 kgfm com etanol no motor Honda 1.8 contra 15,5 kgfm no Nissan.
Câmbio CVT equipa os dois modelos. Kicks consome um pouco menos que o HR-V por ter cilindrada menor, mas é preciso ficar atento ao Nissan que tem tanque com 10 litros a menos de capacidade que o Honda: 41 l contra 51 l. Isso limita a autonomia.
Honda HR-V EXL | Nissan Kicks SL Pach Tech |
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3 ★★★☆☆ | 2 ★★☆☆☆ |
Suspensão
O Honda HR-V e o Nissan Kicks são muito semelhantes, sendo independentes com McPherson e barra estabilizadora na dianteira e eixo de torção na traseira. Altura do solo de 20,7 centímetros no HR-V e 20 centímetros no Kicks.
Ângulos de ataque e saída também quase iguais com ligeira vantagem do Honda (ver ficha técnica). São confortáveis na maioria das vezes e transferem para dentro as imperfeições do solo, como remendos no asfalto e ondulações.
HR-V usa pneus mais largos (215) diante de 205 do Kicks, mas têm perfil baixo (55) e rodas aro 17, como determina a moda atual.
A altura da borracha é maior no Honda (11,82 centímetros) contra 11,27 cm no Nissan. Entretanto, o Kicks incomoda menos os ocupantes ao absorver melhor as imperfeições do piso.
Honda HR-V EXL | Nissan Kicks SL Pack Tech |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Direção
Outro ponto em comum com assistência elétrica nos dois carros. São leves em baixa e peso suficiente em alta, mas não transmitem sensação de aderência. Vantagem do Kicks é nas manobras em espaço reduzido de garagem onde o diâmetro de giro bem menor – (10,2 metros) diante de 11,4 metros do HR-V – requer manobrar menos.
Honda HR-V EXL | Nissan Kicks SL Pack Tech |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Espaço interno/ergonomia
O Honda HR-V EXL e o Nissan Kicks SL têm muitos elementos em comum e a distância entre-eixos, um dos fatores determinantes do aproveitamento do espaço no habitáculo, é a mesma. É bom o espaço no banco traseiro onde dois adultos viajam confortavelmente. O do meio sempre vai apertado em ambos.
Nenhum deles está equipado com regulagem lombar, mas a anatomia dos bancos do Kicks merece destaque. HR-V melhorou anatomia e assentos traseiros aumentaram comprimento. Luz central no habitáculo é fraca.
Comandos bem localizados nos dois modelos facilitam a ergonomia. Incomoda abaixar para entrar no banco traseiro dos dois modelos e nas tampas dos porta-malas há local de fechamento somente no lado direito dificultando a tarefa para canhoto.
Honda HR-V EXL | Nissan Kicks SL Pack Tech |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Porta-malas
Empate técnico na capacidade, com vantagem do HR-V na carga útil transportada (464 kg contra 421 kg do Kicks). Tampa do porta-malas do Kicks é mais pesada.
Honda HR-V traz o tradicional sistema de rebatimento dos bancos e assentos com apenas um comando. Fácil e prática a modulação, que forma plataforma plana com os encostos do banco.
Honda HR-V EXL | Nissan Kicks SL Pack Tech |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
Tecnologia/segurança
HR-V está equipado com muitos itens de segurança assim como Kicks, a exemplo do alerta de colisão com frenagem automática de emergência. Seis airbags em ambos, controles de tração/estabilidade e assistente de partida em rampa. Nissan tem detector de objetos em movimento.
Iluminação do habitáculo do HR-V é fraca. Câmeras eficientes nos dois carros com visão completa no entorno. Freios a disco nas quatro rodas somente no Honda e farol com luz de LED apenas no Kicks. Nissan usa tambor no eixo traseiro. Freio de estacionamento eletrônico e navegação nativa no HR-V.
No teste de impacto de Latin NCAP, o Honda obteve cinco estrelas (nota máxima) na proteção aos adultos e crianças, enquanto o Nissan atingiu quatro na de adultos e de crianças. Acesso ao interior sem chave e partida por meio de comando somente no Nissan.
HR-V EXL | Kicks SL |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
Custo/benefício
Muito bem equipados em itens de conforto, conveniência e segurança, o Kicks leva vantagem por ter preço sugerido de venda menor: R$ 7 mil é a diferença entre ambos sem pintura em dois tons no Kicks. HR-V tem preço sugerido de R$ 113.400; Kicks, de R$ 106.390.
HR-V EXL | Kicks SL |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Resultado: Honda HR-V EXL e Nissan Kicks SL empatam
HR-V EXL | Kicks SL |
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26 | 26 |
Fotos: Alexandre Carneiro | AutoPapo (Honda HR-V) e divulgação (Nissan Kicks)
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