Corolla é o sedã mais vendido no Brasil. Civic persegue o líder à distância com menos da metade das vendas em 2019. Essas versões têm preços semelhantes. Honda Civic Touring usa motor de baixa cilindrada com turbo, que é a receita atual de alto desempenho, baixo consumo e emissões. Toyota Corolla Altis Hybrid está equipado com motor 1.8 turbo e dois elétricos, sendo um de tração e o outro funciona como gerador. Essa receita tem vantagem de rodar na cidade somente no modo elétrico sem consumo de combustível e emissões de poluentes.
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Design/acabamento
Ambos perderam a sisudez nesta geração com linhas menos conservadoras. Corolla está mais jovial e Civic ousa com traseira no estilo fastback e lanternas grandes. Acabamento esmerado com uso de materiais macios em diversas partes do interior, com montagem e encaixes benfeitos nos dois carros.
Civic | Corolla |
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4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
Motor/desempenho
Civic está equipado com 1.5 de quatro cilindros turbo de 51 cv a mais de potência a mais em relação à potência combinada dos motores a combustão e elétrico do Corolla. Motor do Honda é movido somente à gasolina, enquanto o motor a combustão do Toyota é flex.
Se o Civic Touring é bem superior em potência, o Corolla consome menos gasolina na cidade e empatam na estrada. Motor híbrido também emite menos poluente e tem vantagem de rodar somente com motor elétrico sem consumo de combustível.
Assista ao vídeo do Honda Civic Touring:
Entretanto, o desempenho do Honda Civic Touring é superior. Toyota guarda segredo do torque combinado dos motores elétrico e a combustão do Corolla.
Civic está equipado com câmbio CVT que não patina na arrancada como ocorre nos motores aspirados. Corolla usa sistema epicicloidal com efeito de CVT.
Civic | Corolla |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
Suspensão
Corolla evoluiu muito neste quesito com a suspensão traseira de braço duplo triangular. O carro está bem mais agradável de dirigir e com melhor comportamento dinâmico em relação à geração anterior. Suspensão traseira do Civic é multilink, que é muito mais sofisticada e transfere menos as imperfeições do piso para dentro. Rodas aro 17 equipam os dois carros. Corolla tem pneus mais largos e de perfil mais baixo (45) contra 50 do Honda, assim com rodas de aro maior.
Civic | Corolla |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
Direção
Assistência elétrica em ambos, com boa sensibilidade, sendo possível sentir a aderência. Muito bem calibradas. Diâmetro de giro um pouco menor (11,2 metros) no Honda contra 11,6 metros do Toyota não faz diferença significativa na manobra de garagem. Colunas de direção com regulagem de altura e distância. Volantes têm boa pega.
Civic | Corolla |
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4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
Espaço interno/ergonomia
Bom espaço no habitáculo nos dois carros, que têm a mesma distância entre-eixos. No banco traseiro, dois adultos viajam confortavelmente com bom espaço para pernas. Em ambos, o mesmo problema: cabeça fica raspando no teto. Além disso, é preciso abaixar para acessar banco traseiro.
Ergonomia melhor no Civic, que tem revestimento rugoso no volante para evitar deslize acidental e agrupa menos comandos do que o Corolla. Comandos dos vidros do Corolla sem iluminação dificultam acesso à noite. Tampa do porta-malas do Civic não abre totalmente ao ser acionada, dificultando quando se tem objetos nas mãos. Honda tem regulagem lombar no encosto do banco que minimiza cansaço em percurso longo.
Civic | Corolla |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
Porta-malas
Civic tem 47 litros a mais de capacidade (517 contra 470), mas Corolla leva 4 quilos a mais de carga útil. Porta-malas do Toyota tem comandos de abertura interna, na chave e na tampa. Encostos rebatíveis possibilitam transportar objetos compridos nos dois carros. Porta-malas grandes e fáceis de arrumar.
Civic | Corolla |
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4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
Tecnologia/segurança
Entre os itens de tecnologia e segurança do Toyota Corolla Altis Hybrid, que o Honda Civic Touring não tem, estão alerta de colisão com frenagem de emergência; alerta de saída de faixa com discreta atuação no volante; assistente de farol alto automático. Civic tem seis airbags e Corolla acrescenta o de joelho, totalizando sete.
Os demais são comuns aos dois: controle de velocidade adaptativo; controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa. Ambos têm faróis em LED. Corolla obteve pontuação máxima de cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. Civic teve também nota máxima no Euro NCAP, mas modelo fabricado no Brasil ainda não passou pelo Latin NCAP.
Em tecnologia, Corolla triunfa com motorização híbrida, compensando o desempenho mediano. Por outro lado, não há sensor de pressão de pneus e navegação nativa no Toyota. Freio de estacionamento tem acionamento manual diante do eletrônico e mais seguro do Civic. Honda tem câmera no retrovisor direito que mostra imagem sempre que o sinalizador de direção (seta) é acionado para diminuir ponto cego.
Civic | Corolla |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Custo/benefício
As duas versões têm preços sugeridos equivalentes: R$ 136.700 do Honda e R$ 135.990 do Toyota. Garantia do Corolla é de cinco anos e mais três para o sistema híbrido. Civic tem garantia de três anos. Nesta faixa de preço a relação custo benefício é boa. São carros caros.
Honda aposta no desempenho do motor turbo a gasolina e a Toyota no conceito híbrido de mobilidade. Depende muito do se que se quer. Se o uso for urbano, Toyota triunfa pela possibilidade de rodar sem despender um centavo com combustível. Se o carro for usado a maior parte do tempo na estrada, o Honda Civic Touring é melhor opção apesar de o motor aceitar somente gasolina.
Civic | Corolla |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Resultado: Honda Civic Touring é o vencedor
Civic | Corolla |
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30 | 29 |
Notas:
1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo
Ficha técnica | Toyota Corolla Altis Hybrid | Honda Civic Touring |
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Motores | a gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.798 cm³, com quatro cilindros em linha, 80,5 mm de diâmetro e 88,3 mm de curso, 16 válvulas, ciclo Atkinson e injeção multiponto; dois elétricos de corrente alternada | a gasolina, dianteiro, transversal, 1.498 cm³, com quatro cilindros em linha, 73 mm de diâmetro e 89,5 mm de curso, 16 válvulas, ciclo Otto, turbocompressor e injeção direta |
Potências | 72 cv (motores elétricos), 101 cv a 5.200 rpm (motor a combustão com etanol), 98 cv a 5.200 rpm (motor a combustão com gasolina) e 122 cv (potência combinada) | 173 cv a 5.500 rpm |
Torque | 16,6 kgfm (motores elétricos) e 14,5 kgfm a 3.600 (motor a combustão tanto com gasolina quanto com etanol); torque combinado não informado | 22,4 kgfm entre 1.700 rpm e 5.500 rpm |
Transmissão | transeixo híbrido com modos Normal, Eco, Power e EV, tração dianteira | automática continuamente variável (CVT), tração dianteira |
Suspensão | McPherson na dianteira e double whisbone na traseira | McPherson na dianteira e Multilink na traseira |
Rodas e pneus | rodas 7,5×17", pneus 225/45 R17 | rodas 7×17”, pneus 215/50 R17 |
Freios | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS |
Direção | assistida eletricamente, diâmetro de giro de 11,6 metros | assistida eletricamente, diâmetro de giro de 11,2 metros |
Dimensões | 4,63 m de comprimento, 1,46 m de altura, 2,70 m de distância entre-eixos, 1,78 m de largura | 4,64 m de comprimento, 1,43 m de altura, 2,70 m de distância entre-eixos, 2,07 m de largura |
Peso | 1.445 kg | 1.329 kg |
Carga útil | 410 kg | 406 kg |
Tanque de combustível | 43 litros | 56 litros |
Porta-malas | 470 litros | 517 litros |
Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo
O post [Comparativo] Honda Civic Touring x Toyota Corolla Altis Hybrid apareceu primeiro em AutoPapo.
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