domingo, 16 de fevereiro de 2020

Terceira geração do Hyundai Azera é completa e melhor de guiar

azera

Na esteira de duas bem sucedidas gerações no Brasil, a terceira geração do Hyundai Azera chegou em 2019. Desde 2008, quando começou a ser oferecido no País, ele se tornou uma referência de estilo e conforto.

A primeira (2008) e a segunda geração (2011) ainda podem ser vistas rodando pelas ruas do País; e ainda são desejadas no mercado de usados. Por isso, o novo Azera teria que oferecer mais para garantir que continuasse a ser objeto de desejo – e assim o fez. Importado da Coreia custa R$ 297.300 e vem com um pacote de itens de série que bem completo além de outras melhorias no conjunto mecânico.

Sob o capô, a principal novidade são as benesses aplicadas ao motor V6 3.0 a gasolina. Com 261 cv e 31 mkgf, ele ganhou 11 cv e 2 mkgf ante a geração anterior graças a adoção de injeção direta de combustível e comando variável de válvulas na admissão e na exaustão.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Isso deixou o motor mais esperto nas retomadas e respostas, ainda que seu comportamento não seja esportivo, mas sim focado em entregar conforto quando necessários em retomadas e ultrapassagens.
A antiga transmissão de seis marchas foi substituída por uma nova, de oito. Isso deu ao Azera melhor aproveitamento do motor, já que antes o carro hesitava nas trocas de marcha, especialmente em reduções.

Com quatro modos de condução (eco, comfort, sport e auto), fica mais fácil perceber a diferença da resposta do trem de força para a segunda geração. Entre o eco e o sport também fica clara a diferença em como o acelerador responde ao pé direito. Para deixar a tocada ainda melhor, especialmente no modo sport, faltaram aletas no volante para as trocas de marcha, que só podem ser feitas pela alavanca.

As suspensões, independente na dianteira e na traseira, trabalham bem para fornecer conforto ao rodar. Isso até mesmo em piso ruim e trabalhando em cima de rodas de 19 polegadas. Ainda assim, o Azera é estável o suficiente em curvas e evita que a carroceria mexa demais. O sistema de direção elétrico tem resposta adequada a ideia do Azera, de ser antes de tudo um carro voltado ao conforto dos ocupantes e não oferece respostas diretas.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Como as medidas não mudaram, de entre-eixos, são 2,84 m, e pouco em termos de carroceria, ele continua bem afável em espaço. Leva com conforto quatro adultos. O quinto ocupante precisa brigar com o túnel central elevado para ter espaço para as pernas, mas tem bom espaço para os ombros.

A ergonomia dos comandos também é boa, já que tudo é fácil de acionar e está facilmente na altura das mãos do motorista. A central multimídia tem respostas rápidas, mas peca no estilo da interface, que poderia ser mais moderna. O mesmo ocorre com o painel de instrumentos que não acompanhou a boa evolução do Azera.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Hyundai Azera: versão única e bem completa

Oferecido em versão única, o Azera traz sete air bags, controles de tração e estabilidade, de velocidade de cruzeiro adaptativo. Tem também teto panorâmico, carregador de celular por indução, alerta de ponto cego, bancos dianteiros elétricos com ventilação e aquecimento, além de volante de couro com aquecimento.

Completa a lista o sistema de som premium, central multimídia de 8 polegadas (que não tinha na geração anterior) com integração a Android Auto e Apple CarPlay, câmeras 360º, frenagem autônoma de emergência, cortina retrátil no vidro traseiro e ar-condicionado com duas zonas e faróis e lanternas Full-LED.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

No quesito visual, o Azera ficou mais comportado que a geração anterior que chamava a atenção por onde passava. As linhas continuam harmoniosas, porém estão mais conservadoras. Ele ainda chama a atenção, especialmente pela traseira, que numa espécie de homenagem as gerações anteriores, apesar de ter mudando tanto, manteve o conceito de lanternas unidas por uma barra iluminada.

Por dentro, o Azera atingiu sua melhor versão. O acabamento é de qualidade, coisa que a geração anterior pecava em alguns detalhes, como o volante com plástico duro no miolo e no painel.
Agora há revestimento de couro com costura contrastante em ambos. Além disso, as peças plásticas tem um acabamento mais harmonioso que fazem jus a categoria.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

FICHA TÉCNICA – HYUNDAI AZERA

Preço: R$ 297.300
Motor: 3.0, V6, 24V, gasolina
Potência (cv): 261 a 6.400 rpm
Torque (mkgf): 31 a 5.300 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
Porta-malas: 515 litros

PRÓS E CONTRAS 

PRÓS – EQUIPAMENTOS

A lista de itens de série é bem completa e traz tecnologias bem-vindas no dia a dia.

CONTRAS – PAINEL DE INSTRUMENTOS

O painel de instrumentos não acompanha toda a evolução do Azera e destoa do conjunto.


https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/hyundai-azera-2020-avaliacao/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/190856105766 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário