A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) está mobilizada para implementar um programa de suporte às medidas contra a propagação da Covid-19 no Brasil. A fabricante, dona das marcas Fiat e Jeep, está construindo hospitais de campanha, fabricando e reparando respiradores mecânicos. Isso além de imprimir protetores faciais.
LEIA MAIS
- Coronavírus faz com que revisões e prazo de garantia de veículos sejam adiados
- Governo libera carteira vencida devido ao coronavírus
- Álcool de posto pode ser usado contra o coronavírus?
Hospitais de campanha
A FCA está montando um hospital de campanha no município de Goiana, em Pernambuco. O prédio, construído para a instalação de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada, está em fase de adequação para abrigar 100 leitos, dos quais três em sala vermelha (para abrigar casos mais graves da Covid-19).
Além dos leitos, também estão em preparação dez consultórios e uma sala de triagem para o atendimento da população. O prédio conta ainda com posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, centro de material e esterilização e sala de espera.
O cronograma prevê a conclusão das obras na segunda quinzena de abril. O centro médico equipado será entregue ao Governo do Estado de Pernambuco, que se encarregará de sua operação e manutenção.
Betim
O Fiat Clube, área recreativa e esportiva da FCA situada em Betim, Minas Gerais, será parcialmente cedido à Prefeitura Municipal e ao Governo do Estado para abrigar o segundo dos hospitais de campanha idealizados pela marca para recepção, triagem e internação de pacientes contaminados pelo novo coronavírus.
O espaço responderá por mais de um terço das vagas criadas no município para atender aos quadros resultantes da pandemia.
A área utilizada foi transformada em um centro médico com capacidade para 200 leitos. Lá serão feitos o diagnóstico, a triagem e a internação. Casos que exijam cuidados adicionais serão transferidos para outros centros médicos da cidade.
As obras para adaptação do Fiat Clube começaram na última sexta-feira, dia 27, e o início de operação do hospital de campanha está previsto para esta semana.
Ventiladores pulmonares
A fabricante está mobilizando recursos, profissionais e expertise para alavancar e acelerar a produção de ventiladores pulmonares no Brasil. O equipamento é decisivo para o tratamento dos casos mais graves da Covid-19, pois é utilizado para compensar a insuficiência respiratória dos pacientes.
O Brasil conta com 65.235 ventiladores, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com dados da LifesHub Analytics e da Associação Catarinense de Medicina (ACM).
O Governo Federal planeja adquirir mais 15 mil respiradores no curto prazo, mas a capacidade instalada para produção desses equipamentos no País, estimada em cerca de mil unidades por mês, não consegue atender à demanda emergencial em tempo hábil.
A FCA está dando suporte a fabricantes nacionais do equipamento para identificar suas necessidades frente ao desafio de aumentar rapidamente a produção.
A FCA integra a força-tarefa criada pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelo Ministério da Economia, em parceria com dez grandes indústrias instaladas no País, para o reparo imediato de ventiladores pulmonares inoperantes no Brasil.
Estão fora de operação no Brasil mais de 3,6 mil desses aparelhos, seja porque foram descartados ou têm necessidade de manutenção.
A prioridade dos profissionais da FCA será atuar nos esforços de reparo dos cerca de 275 aparelhos inoperantes localizados em Pernambuco e Paraíba e dos aproximadamente 335 existentes em Minas Gerais. Estima-se que cada respirador recuperado poderá atender até dez pessoas.
Equipamentos de proteção necessários na pandemia de Covid-19
Além dos projetos que envolvem os hospitais de campanha e os ventiladores mecânicos, a FCA atuará na produção de protetores faciais plásticos (face shields).
Cerca de 2 mil peças serão doadas para serviços de Saúde de Minas Gerais e Pernambuco. As primeiras unidades foram produzidas na semana passada.
Em parceria com os fornecedores Faurecia, Revestcoat e Prima Sole, a FCA doou equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19 em Pernambuco.
Foram entregues ao SAMU:
- 615 macacões de segurança;
- 2,5 mil pares de luvas nitrílicas;
- 10 protetores faciais; e
- uma autoclave com capacidade de 54 litros para esterilização de materiais.
Também em Pernambuco, a FCA vai doar:
- 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis; e
- 50 quilos de álcool em gel.
Em Minas Gerais, a FCA doou:
- 500 macacões;
- 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel para a Secretária de Saúde do município de Belo Horizonte;
- 2,5 mil pares de luvas para o Serviço Social Autônomo, que está coordenando a entrega de EPIs aos profissionais de saúde do Estado.
A FCA também disponibilizou, em regime de empréstimo por comodato, 125 veículos para os Governos Estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e também para as Prefeituras de Belo Horizonte e Betim. Os veículos foram oferecidos para dar apoio às diversas ações do poder público no combate à epidemia de Covid-19.
A empresa integra a parceria liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais para a disponibilização de quatro andares de internação na unidade Betim-Contagem, onde será montada uma estrutura para assistência a pacientes que contraíram a Covid-19.
O espaço terá até 242 leitos, sendo 180 de tratamento intensivo e 62 de internação.
Fotos FCA | Divulgação
O post FCA constrói hospitais de campanha e fabrica protetores faciais apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/curta/fca-hospitais-de-campanha-covid-19/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/614216325240438784 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário