A pandemia causada pelo coronavírus está causando efeitos impensáveis no mundo. Um deles está se manifestando na indústria automobilística: marcas de carros estão alterando seus símbolos como medida de conscientização. A ideia é utilizar o logotipo para destacar a importância do isolamento social e reduzir o contágio. Até o momento, cinco fabricantes já adotaram essa medida. Confira no listão quais foram elas!
VEJA TAMBÉM:
- Logomarcas de fábricas de carros têm significado: conheça 10 deles
- Respiradores mecânicos são consertados e fabricados por montadoras
- Coronavírus força a férias coletivas em montadoras no Brasil
1. Volkswagen distanciou suas iniciais
![simbolos de marcas de carros covid19 vw simbolos de marcas de carros covid19 vw](https://66.media.tumblr.com/67564edc44717c638b195d8a2a9b3394/1d40219b075d62cd-61/s540x810/f5b3acdb95ade7eddd8dcc7b7cb997467b560aba.jpg)
Recentemente, a Volkswagen havia feito uma sutil alteração em seu logotipo: a letra W passou a não encostar mais no círculo, com o objetivo de aumentar a legibilidade. Porém, o fabricante já voltou atrás e, pelo menos por enquanto, afastou ao máximo suas duas iniciais, fazendo com que ambas toquem novamente o círculo.
Assista ao vídeo da campanha da Volkswagen de prevenção à pandemia:
O que chama a atenção nessas mudanças em tão pouco tempo é que a Volkswagen é uma das marcas de carros que menos alteraram seus símbolos ao longo da história. Pelo menos no caso da última alteração, trata-se de uma medida mais do que válida, em nome do bem-estar coletivo.
2. Audi separou as argolas de seu logotipo
![simbolos de marcas de carros covid19 audi simbolos de marcas de carros covid19 audi](https://66.media.tumblr.com/c84c612ee28cf18b49fa008aa7fcb0c9/1d40219b075d62cd-21/s540x810/e9ee3ce0f59947564399de60b367eb40155217f9.jpg)
Eis um emblema que está intimamente ligado à história da indústria automobilística alemã. As argolas entrelaçadas foram adotadas em 1932, quando quatro fabricantes do país, Horch, Wanderer, DKW e a própria Audi se uniram, formando a Auto Union. Cada uma delas, contudo, continuou com uma linha própria de veículos.
Porém, após várias reviravoltas no mercado, começando pela Segunda Guerra Mundial, a Auto Union acabou sendo vendida para o Grupo Volkswagen em 1964. Este, por sua vez, acabou mantendo apenas a marca Audi. E neste, ano, afastou cada uma das argolas do logotipo, também em referência ao isolamento social. Ou seja, os símbolos das duas principais marcas de carro da multinacional estão sendo usadas para prevenir a pandemia.
3. Mercedes-Benz isolou sua estrela dentro do círculo
![simbolos de marcas de carros covid19 mercedes simbolos de marcas de carros covid19 mercedes](https://66.media.tumblr.com/4d93c7aafa3fa0a469f42a8d85d81a7a/1d40219b075d62cd-ac/s540x810/d7520b4ea1bd12752a4d2e5ed46c9cda00d1615b.jpg)
Mais uma das marcas de carros alemãs a utilizar seus símbolos em prol da prevenção ao Covid19 é a Mercedes-Benz. A tradicional estrela de três pontas simboliza o domínio sobre a terra, a água e o ar. É que, no início do século XX, a empresa fabricava motores para aviões e navios, além de veículos automotores.
Tradicionalmente, as pontas da estrela encostam em um anel externo. Agora, isso não mais acontece: o astro de três extremidades ficou isolado dentro do círculo. Desse modo, além da expertise da empresa na produção de motores, o emblema também destaca a importância de não manter contato enquanto durar a pandemia.
4. Hyundai não mostra mais aperto de mãos
![simbolos de marcas de carros covid19 hyundai simbolos de marcas de carros covid19 hyundai](https://66.media.tumblr.com/853c31872f7bcf8bac283d88f7efbe7d/1d40219b075d62cd-25/s540x810/86567cb5ac9202eaa8c54c18b588f6717e48ee2a.jpg)
Talvez você não saiba, mas o símbolo da Hyundai é mais do que apenas uma letra H estilizada. Além disso, ela representa duas pessoas de perfil cumprimentando-se com um aperto de mãos. Nada mais sugestivo para um negócio de compra de automóvel, certo?
Pois a Hyundai foi radical na mudança de seu logotipo: como o aperto de mãos é um dos vetores de transmissão mais perigosos para o coronavírus, toda a parte central do emblema foi tampada. Sobrou apenas o aro oval externo preenchido com um paralelogramo. Essa peça foi mostrada no instagram da empresa. Pode até ter dificultado a identificação da maior entre as marcas coreanas de carros, mas certamente destacou a importância do combate ao Covid19, para a qual é útil até o uso de símbolos industriais.
5. Chevrons do símbolo da Citroën foram afastados
![simbolos de marcas de carros covid19 citroen simbolos de marcas de carros covid19 citroen](https://66.media.tumblr.com/53ba0833d27ee2279319d97705688a52/1d40219b075d62cd-a9/s540x810/8225abe0bd204670894699c55fcc6ea5ff197982.jpg)
O logotipo da marca francesa é uma referência a uma invenção engenhosa: um tipo de engrenagem criada pelo fundador, André Citroën. Bi-helicoidais, elas permitiam que moedores industriais de farinha trabalhassem com menor esforço axial. O emblema, chamado de duplo Chevron, é composto justamente pela estilização dos dentes desse mecanismo.
Na campanha de uma concessionária, pelo instagram, os dois Chevrons da Citroën foram afastados, como forma de destacar o papel do isolamento social na luta contra o coronavírus. Um exemplo simples, mas bem claro de como os símbolos das marcas de carros podem ganhar sentido além do comercial.
Imagens: Divulgação
O post Marcas de carros alteram seus símbolos em prevenção ao Covid19 apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/noticia/simbolos-de-marcas-de-carros-covid19/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/614225766089195520 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário