Se eu o achava o sedã a mais bonito da categoria, o que dizer do Honda Civic Si 2020 que acaba de chegar com a sua carroceria cupê atualizada ao Brasil! Bonito para “baralho”, modelo é um esportivo de verdade, com 208 cv e câmbio manual! Uma exclusividade para poucos!
Visual arrebatador
A linha 2020 matem, como um de seus principais destaque, o visual. Com carroceria cupê, o Civic Si continua com design arrebatador!
Si x Sport
O Si não mudou tanto em relação à linha anterior, em relação ao Civic Sport 2020, sua dianteira se diferencia pelos seguintes pontos:
- largas tomadas de ar na parte de baixo do para-choque dianteiro;
- faróis full LED;
- novas molduras para os faróis de neblina – que agora também são em LED – com novo desenho com acabamento em preto brilhante e uma barra transversal que acompanha a cor da carroceria.
Lateral
A lateral permite destacar o principal chamativo do veículo: sua carroceria estilo cupê, com duas portas e forte queda na coluna C, que une a parte central do veículo à sua traseira.
O Si tem também novas rodas de liga leve de 18″ (Sport tem de 17″), com desenho inédito e acabamento em preto fosco, aliados aos pneus de 235/40 R18.
Traseira
Na traseira, o Si mantém o elevado aerofólio, que, embora não atrapalhe a visual, não me agrada tanto (me parece um pouco exagerado – penso que a Honda poderia ter conseguido uma solução de design ainda mais atraente em relação a ele) e barra de LED horizontal, que acompanha toda extensão da traseira.
O escapamento central tem formato poligonal, com acabamento cromado, dá um charme à parte à traseira. O modelo traz ainda teto solar, que também não gosto porque me faz bater a cabeça no texto do veículo.
Por dentro
No interior, as mudanças foram discretas em relação à linha anterior.
O painel tem novos elementos em vermelho, mesma tonalidade adotada nas novas faixas centrais dos bancos esportivos, em formato concha, com logotipos da versão bordados no encosto. A estética diferenciada é replicada nas costuras vermelhas dos bancos, laterais de portas, bem como no volante, manopla e coifa do câmbio.
Si tem ainda quadro de instrumentos digital em TFT (como os do Civic EXL e Touring 2020) com iluminação vermelha, pedais esportivos em alumínio e acabamento do painel que imita fibra de carbono.
Espaço interno e porta-malas
Com o mesmo entre-eixos do sedã, 2,70 m, o Civic Si tem espaço interno idêntico ao da versão Touring na dianteira, mas a “queda acentuada” do teto na traseira mata o espaço para a cabeça de pessoas mais altas, como eu.
Seu porta-malas foi sacrificado pelo visual cupê e leva 334 litros, menos do que o meu ex-New Civic de oitava geração (340 l) e do que o Civic Touring (517 l)
Modelos 2020 |
Honda Civic Touring |
Honda Civic Si |
Comprimento |
4,641 m |
4,522 m |
Largura |
1,799 m |
1,799 m |
Altura |
1,433 m |
1,421 m |
Distância entre eixos |
2,700 m |
2,700 m |
Peso em ordem de marcha |
1.329 kg |
1.321 kg |
Volume porta-malas |
517 litros |
334 litros |
Tanque de combustível |
56 litros |
46,9 litros |
Preços |
R$ 140.800 |
R$ 179.900 |
Novos equipamentos de série
Para a linha 2020, o Civic Si passa a contar, de série, com sensor de chuva (de fábrica no EXL e no Touring) e sistema de recarga de celulares sem fio, por indução, posicionado no console central (como no Touring).
Ele tem ainda sistema multimídia de 7″, sensível ao toque, integrado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, o que permite uma conexão do seu smartphone ao automóvel. Além disso, possui um sistema de áudio premium de 452 watts com 5 alto-falantes, 4 tweeters e 1 sub-woofer.
Faltam equipamentos
A linha 2020 poderia ter vindo com mais equipamentos, alguns já esperados por um carro da faixa de preços do Si, como cruise control adaptativo, frenagem autônoma de emergência e o Honda Sensing, como nos EUA, com seus recursos semiautônomos de condução.
Segurança
Assim como em todos os irmãos sedãs, Civic Si tem seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), sistema ABS com EBD; controles de tração e estabilidade; HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em aclives); e o AHA – Agile Handling Assist, que aprimora a estabilidade dinâmica em curvas.
Além disso conta com câmera de ré multivisão, sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos e o Honda LaneWatch:
- Câmera instalada no retrovisor direito que, quando você aciona a seta, ele amplia o ângulo de visão do motorista, eliminando ponto cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia.
Lista de equipamentos
Entre os outros itens de série do Civic Si 2020, destaque para:
- Freio de estacionamento (mão) eletrônico;
- Ar-condicionado digital de duas zonas;
- Chave com função Smart Key com controle remoto, abertura do porta-malas, abertura e fechamento dos vidros e do teto solar e com travamento e destravamento das portas por sensor aproximação na chave
- Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
- Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” nas duas portas
- Comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista)
- Cruise Control (piloto automático)
- Chave de seta com one touch (pisca três vezes com um toque)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Desligamento automático dos faróis após 15 segundos
- Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
- Para-brisa com tratamento acústico para conforto sonoro
- Espelho retrovisor eletrocrômico
- Botão de partida do motor (START/STOP)
- Banco traseiro bipartido 60 / 40
- Volante e alavanca do câmbio revestidos em “couro”
- Bancos com design esportivo
- Multimídia com navegador GPS com condições de trânsito (RDS) e função Turn-by-turn (navegação assistida por voz); MP3/WMA; Bluetooth para ligações (HFT – Hands-Free Telephone) e reprodução de músicas (BTA – Bluetooth Audio) com ajuste no volante rádio AM / FM (RDS); controle de volume pela velocidade – Speed-Sensitive Volume Control (SVC);
- Tomada 12 volts dianteira
- Entrada USB no console inferior (1.5 Amp)
- Entrada USB no porta-objetos (apoio de braço) (1 Amp)
- Conexão HDMI
- Controle de áudio no volante
Motor 1.5
O motor 1.5 16V turbo que equipa o Civic Si traz injeção direta de combustível (apenas gasolina), duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros.
Essa família de motores turbo também é adotada, com diferentes configurações de potência e torque, no Civic sedã, HR-V e CR-V:
Modelo |
Motor |
Potência |
Torque |
Honda CR-V |
1.5 16V turbo |
190 cv* |
24,5 mkgf |
Honda HR-V Touring |
1.5 16V turbo |
173 cv |
22,4 mkgf |
Honda Civic Touring |
1.5 16V turbo |
173 cv |
22,4 mkgf |
Honda Civic Si |
1.5 16V turbo |
208 cv |
26,5 mkgf |
*: Eu achei que tivesse errado no vídeo acima, mas não errei: a potência real do CR-V é 190 cv.
Mais potência e torque, por favor!
Com intercooler frontal e turbo de maiores dimensões, bem como outros aprimoramentos mecânicos, o motor do Si teve sua potência aumentada pela Honda, em relação ao sedã, HR-V e CRV para 208 cv, a 5.700 rpm, torque de 26,5 kgfm, que aparece aos 2.100 rpm e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.
Ou seja, se não bastasse os 8 kg a menos do que o Civic Touring, o Si tem 35 cv e 4,1 mkgf a mais para garantir altíssimo desempenho!
Câmbio manual
Como todo esportivo que se preze, o Honda Civic Si está disponível unicamente com uma transmissão manual de seis velocidades que, na linha 2020, recebeu uma relação de marchas 6% mais curta, o que, segundo a marca, proporciona uma sensação de aceleração ainda mais aprimorada.
Mudanças em prol da esportividade
Um dos grandes diferenciais do Civic Si é seu comportamento dinâmico, especialmente em condições de pilotagem esportiva. Para isso, o cupê traz componentes de chassi e de direção aprimorados, como a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável e freios são 12,3″ na dianteira e largos pneus 235/40 R18.
No chassi, a suspensão tem acerto esportivo, com molas mais firmes, amortecedores adaptativos, diferencial com deslizamento limitado, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.
O que isso significa?
Com isso, o modelo oferece uma experiência de condução mais “conectada”, permitindo ao motorista perceber, com precisão, todo o feedback do piso, e explorar os limites do Si com o máximo de segurança e confiança – não vejo a hora de fazer isso.
Modos de condução
E o motorista pode fazer isso escolhendo entre dois modos de condução. Por meio da tecla Sport, localizada no console central, o condutor seleciona entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção:
- Conforto: os amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução mais suave;
- Sport: os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais intensa.
Som do motor
Na linha 2020, o modelo recebeu ainda o Active Sound Control, uma tecnologia que usa o sistema de áudio para amplificar o som do motor durante uma condução mais agressiva, permitindo uma experiência ainda mais imersiva de condução para o motorista.
Meio artificial, mas muito legal!
Preço é para poucos
O Civic Si 2020 é comercializado no Brasil em versão única, cupê de duas portas, com três opções de cores: Platinum White, Crystal Black e Rallye Red.
O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e preço sugerido de R$ 179.900.
Resumo da obra
Mesmo sem toda a esportividade, eu teria um Civic cupê na minha garagem exatamente como a Honda o vende nos EUA – ou, até mesmo, um Civic hatch, um dos carros mais legais não vendidos pela marca no Brasil, infelizmente.
Mas, como não temos essas opções, o Civic Si se encarrega de ser o mais bonito e divertido de toda a família por aqui. Seu preço alto o torna um veículo exclusivo, para aqueles poucos que realmente acreditam que ele vale mais do que modelos da BMW ou da Mercedes pelo mesmo valor.
Mas, quem comprar o Si levará para casa um bólido de verdade, com 208 cv e câmbio manual – dupla sinônimo de diversão pura. Só faltou mesmo uma tração traseira. Aí, era só colocar o babador e nunca mais sair do carro!
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