A Ford vai começar a vender nos Estados Unidos a F-150 Powerboost Hybrid, primeira picape eletrificada da história da marca. O modelo já tem até preço: custará US$ 28.940. O equivalente a R$ 162 mil na conversão direta, sem impostos. Naturalmente, houve uma preocupação grande em manter a robustez da linha F. Que é campeã de vendas no mercado norte-americano há mais de duas décadas.
Por isso, a Ford começa a divulgar a versão híbrida mostrando um pouco dos testes de durabilidade. Em um vídeo de quase 5 minutos (veja abaixo), a montadora exibe cada processo ao qual a versão eletrificada foi submetida. São os chamados testes de tortura. Ao longo do filme, alguns engenheiros envolvidos diretamente no projeto falam sobre alguns detalhes da picape híbrida.
“Para obter a certificação ‘Built Ford Tough’, a versão PowerBoost passou por todos os testes de tortura a que submetemos os trens de força. Nenhum powertrain da F-150 é aprovado sem cumprir esses testes. Nós temos um padrão de qualidade e durabilidade”, explica Craig Schmatz, engenheiro-chefe do F-150. “Só porque é um híbrido não significa que o tratamos com luvas de pelica”, brinca o engenheiro.
Teste com a F-150 simula dez anos em três meses
Os testes de durabilidade foram feitos em diferentes locais dos Estados Unidos. Primeiro, a F-150 híbrida aparece em pleno deserto de Borrego, na California. Superando os mais difíceis tipos de terreno (areia fofa, pedras, valetas, cascalho…). Depois, a picape encarou três meses no campo de provas de Romeo, em Michigan. Percorrendo o equivalente a dez anos de uso pesado, mais intensos que o usual.
Um dos testes mais importantes foi feito em um laboratório de Akron, em Nova York. O pacote de baterias de alta voltagem foi submetido a uma sessão de tortura em que a peça (com suas dezenas de células de íon de lítio) fica fixada a uma mesa que simula todos os movimentos reais da picape. Repassando as vibrações e impactos que as baterias podem receber durante o uso do veículo.
Segundo a engenharia da Ford, o teste simula uma década de uso das baterias em apenas 82 horas de sessão. O pacote de 1,5 kWh poderá ser utilizado como um gerador, com potências de 2,4 kW e 7,2 kW, permitindo aos usuários usar a picape como fonte de energia nas aventuras fora-de-estrada.
O último teste do vídeo mostra a capacidade de reboque, algo essencial nas picapes. A prova foi feita na região da barragem de Daves Dam, às margens do rio Colorado, no Arizona, onde há uma longa reta de 17,7 km com inclinação. O trecho montanhoso e iluminado pelo sol desértico é considerado um dos mais difíceis para rebocar trailers nos Estados Unidos. Mas foi tranquilamente superado pela F-150 híbrida, com seus impressionantes 5.760 kg de capacidade de reboque.
Sem dados técnicos por enquanto
Por enquanto, a Ford ainda não divulgou todos os dados técnicos. Sabe-se que o conjunto híbrido irá fornecer 435 cv de potência e um torque parrudo de 78,8 mkgf. As encomendas da primeira picape híbrida da marca começam agora no outono norte-americano, mesmo período da primavera no hemisfério sul. A F-150 híbrida é produzida em Dearborn, Michigan, e em Kansas CIty, no Missouri.
Além da F-150 híbrida, a Ford está desenvolvendo uma versão totalmente elétrica da sua picape campeã de vendas. O modelo tem previsão de lançamento para 2022.
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