Quem quer um carro esportivo no Brasil dispõe de um leque de escolha bastante reduzido. Isso porque, ao menos no mercado de veículos zero-quilômetro, a maioria das opções têm preços acima de R$ 200 mil. Quem não dispõe de tanto dinheiro tem apenas quatro modelos à disposição, como mostra o levantamento do AutoPapo.
Por outro lado, há também os “esportivados”: automóveis com visual incrementado, graças à adição de elementos como spoilers e aerofólio, mas sem qualquer diferenciação mecânica em relação às suas versões convencionais. Nesse caso, a aparência é agressiva, mas a dirigibilidade revela-se pacata. É uma espécie de “mundo de faz-de-conta” automotivo, no qual a agressividade é pura fantasia estilística.
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O AutoPapo separou o joio do trigo: listamos quais são as autênticas opções de carro esportivo e quais são “de mentirinha”, em uma faixa de preço que vai até R$ 200 mil. Eles estão agrupados em duas categorias: legítimos e “fantasiados”. Confira:
Carro esportivo de verdade:
4. Renault Sandero RS
O Renault Sandero RS é o carro verdadeiramente esportivo mais acessível do mercado brasileiro. Ele custa R$ 76.990 e traz motor 2.0 aspirado, capaz de gerar 150 cv de potência com etanol e 145 cv com gasolina. O torque é de 20,9 kgfm com o primeiro combustível e de 20,2 kgfm com o segundo. Mais que suficientes para dar ótimo desempenho ao veículo, cujo peso é de apenas 1.161 quilos.
Além do motor potente, o pocket rocket tem câmbio manual de seis marchas, com relações bem curtas. O pacote de alterações mecânicas inclui ainda freios a disco nas quatro rodas e suspensão recalibrada, bem mais firme que a das demais versões. Isso sacrifica o conforto, mas proporciona ótima estabilidade. O interior é simples como em todo Sandero, mas traz volante, pedaleira e bancos esportivos.
3. Vokswagen Polo GTS e Virtus GTS
Por R$ 106.390, é possível adquirir outro autêntico carro esportivo: o Polo GTS. O sedã da gama em igual configuração custa um pouco mais e tem preço sugerido de R$ 11.890. Em ambos, o bom desempenho é garantido pelo motor 1.4 TSI, que desenvolve 150 cv de potência e 25,5 kgfm tanto com etanol quanto com gasolina. Essa força é gerenciada por um câmbio automático de seis marchas.
Boris Feldman já dirigiu o Polo GTS. Assista ao vídeo:
Assim como no Sandero RS, a suspensão foi enrijecida e os freios, redimensionados. O interior não traz grandes diferenciações em relação ao restante da gama, mas há o essencial, como pedais de alumínio, bancos com abas mais estreitas.
2. Volkswagen Jetta GLI
Com a retirada do Golf GTI do mercado brasileiro, coube ao Jetta GLI a posição de esportivo top de linha da Volkswagen. O conjunto mecânico do sedã é idêntico ao do extinto hatch: são 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, desenvolvidos por um motor 2.0 turbo. Acoplado a ele, há um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Mas tudo isso tem seu preço: R$ 165.490.
No mais, o Jetta GLI segue a receita básica de todo carro esportivo, com componentes preparados. A suspensão, além de uma recalibragem, recebeu conjuntos traseiros do tipo multilink, que permitem ótima estabilidade sem sacrificar tanto o conforto. Até a direção foi reprogramada para propiciar maior controle ao motorista. Do mesmo modo, o interior traz volante, pedais e bancos esportivos.
1. Honda Civic Si
Entre todos os veículos desta lista, o Civic Si é o único que tem uma carroceria exclusiva, do tipo cupê, com duas portas. Exatamente por isso, e também por ser importado e não gozar de acordos comerciais, ele é o mais caro: custa R$ 179.900. Nem por isso ele é o mais potente, pois seu motor 1.5 turbo rende 208 cv e 26,5 kgfm. De qualquer modo, os números são suficientes para assegurar ótimo desempenho. Já o câmbio, manual de seis marchas, é feito sob medida para os puristas.
Se em desempenho o Civic Si não é campeão, na aparência ele é insuperável, graças à carroceria própria e aos adereços estéticos. No interior, os bancos de assento baixo permitem uma posição perfeita de pilotagem. A suspensão é muito firme, com foco total na dirigibilidade, em detrimento do conforto ao rodar. Por fim, além de freios mais parrudos, há um diferencial de deslizamento limitado.
Carro esportivo “de mentirinha”
Até aqui, tudo o que se viu foi carro esportivo, no sentido literal. Porém, a partir de agora, prepare-se para desacelerar. Chegou a vez dos modelos cuja preparação não vai além do visual. Preste atenção às fantasias, pois nenhum deles tem dirigibilidade latente. Acompanhe:
5. Renault Sandero GT Line
A linha Sandero é ambígua: tem opções verdadeiramente “quentes”, mas também versões de esportividade apenas visual. No segundo caso, trata-se da configuração GT Line, que parte de R$ 61.390 quando equipada com motor… 1.0! São 82 cv e 10,5 kgfm com etanol, ou 79 cv e 10,2 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de cinco velocidades. Uau! Só que não…
Mas ele também está disponível com propulsor 1.6, que melhora o desempenho, porém eleva o preço para R$ 77.790. Nesse caso, a potência vai para 118 cv com o combustível vegetal e para 115 cv com o derivado do petróleo, enquanto o torque é de 16 kgfm com ambos. Mesmo assim, os números passam longe de empolgar. O câmbio, nesse caso, é automático do tipo CVT.
O visual do Sandero GT Line nem é tão caprichado assim. O para-choque dianteiro é o mesmo do Sandero RS, mas traz outras tramas protegendo as entradas de ar. Há aerofólio traseiro, além de rodas de liga leve e lanternas com máscara negra. A versão com motor 1.6 ainda traz suspensão elevada, mais ao estilo aventureiro que esportivo.
4. Hyundai HB20 Sport
Outro da turma do faz de conta é o Hyundai HB20 Sport. Sob seu capô, há o mesmíssimo motor 1.0 turbo com injeção direta que equipa as versões mais caras da linha. Ele desenvolve, tanto com etanol quanto com gasolina, 120 cv e 17,5 kgfm. A única opção e câmbio é um automático de seis marchas. Preço: 72.590.
O mais interessante, assim como em outros hatches com proposta similar, é o visual que remete a um carro esportivo. Além da grade frontal com design mais elaborado, há rodas de 16 polegadas e retrovisores pintados de preto, além de saias laterais e spoiler. Ah, sim, também não há nenhum elemento cromado na carroceria. Isso é que é agressividade, hein?
3. Fiat Argo HGT
Perto dos outros pseudo-esportivos da lista, o Argo HGT até que não faz feio. É o único que tem suspensão recalibrada em relação às demais versões, que lhe assegura uma estabilidade um pouco maior. Porém, não busque esportividade na hora de acelerar. Isso porque ele é movido pelo velho motor 1.8 E.torQ, cuja potência é de 139 cv com etanol e de 135 cv com gasolina. E os valores de torque? São 19,3 kgfm e 18,7 kgfm com os dois combustíveis, respectivamente.
Não que o hatch da Fiat seja fraco, mas não dá para classificá-lo como carro esportivo. Inclusive porque ele não é exatamente leve: a versão HGT pesa 1.279 kg. O câmbio automático de seis velocidades, com programação voltada para economia de combustível, também não empolga.
Todavia, não se pode negar que ao menos o Argo HGT cumpre a promessa de esportividade visual. Ele é dono da roupagem mais bem-cuidada, com direito a spoilers, rodas de liga leve diamantadas e arcos plásticos nos paralamas. Se é só para fantasiar, ao menos o fabricante o fez direito. O preço por esse conjunto é de R$ 74.990.
2. Chevrolet Onix RS
Versões “esportivadas” já são tradição na linha Onix. Enquanto a primeira geração oferecia a configuração Effect, a nova acaba de ganhar a opção RS. A potência do motor 1.0 turbo é de 116 cv tanto com etanol quanto com gasolina. Já o torque é de 16,8 kgfm com o primeiro combustível e de 16,3 kgfm com o segundo. Tudo gerenciado por um câmbio automático de seis marchas.
O preço, de R$ 75.590, ao menos inclui visual bem-resolvido, que até ficaria bem em um autêntico carro esportivo. O modelo recebeu spoilers, aerofólio, grade do tipo colmeia e de rodas de liga de 16 polegadas pintadas de preto. A mesma cor tinge o teto e os retrovisores externos.
1. Honda Civic Sport
Outra marca que oferece versões esportivas legítima e de mentirinha na mesma gama de produtos é a Honda. Além da fogosa configuração Si, o Civic traz também a pacata Sport, com carroceria sedã. O fabricante sequer utilizou o motor 1.5 turbo do top de linha Touring. Em vez dele, há um 2.0 aspirado de 155 cv com etanol e 150 cv com gasolina, com torque de 19,5 kgfm para o primeiro combustível e de 19,3 kgfm para o segundo. Tratam-se de números apenas suficientes para seu peso de 1.285 kg. O câmbio é sempre automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas.
Se no comportamento dinâmico o sedã não tem nada de entusiasmante, no visual, ele até consegue se destacar. Afinal, ele exibe spoilers nos dois para-choques e nas laterais, além de um aerofólio na tampa traseira e de rodas diamantadas. Pela versão com decoração de carro esportivo, a Honda cobra R$ 109.800.
Fotos: Divulgação
O post Quer um carro esportivo? Listamos os reais e os que são só visual apareceu primeiro em AutoPapo.
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