“Para concorrer ao sorteio, siga nossa página, curta a foto oficial e marque três amigos” – uma frase e a oportunidade de ganhar um veículo novo, um celular de última geração ou aquele produto que você gosta… Será mesmo? Explicamos quais os requisitos obrigatórios para que um sorteio de carro nas redes sociais seja válido.
LEIA MAIS
- Peças compradas pela internet têm garantia? E os veículos?
- Vídeo de pega em rede social pode suspender carteira
- As leis de trânsito mais estranhas do mundo
Segundo a Secretaria Especial da Fazenda, sorteio é uma modalidade de distribuição gratuita de prêmios, na qual são distribuídos elementos sorteáveis, numerados em séries, que tem os contemplados definidos com base nos resultados da extração da Loteria Federal ou com a combinação de números desses resultados.
Os sorteios e a distribuição gratuita de prêmios são regulados no Brasil pela Lei nº 5.768 de 20 de dezembro de 1971. De acordo com o texto, que foi modernizado em 2020, a promoção depende de prévia autorização do Ministério da Fazenda.
O que significa que não basta ter um perfil no Instagram e querer sortear um produto para ter o direito de fazê-lo. É preciso protocolar uma solicitação formal e se encaixar nas determinações descritas pela lei.
Só estão aptos a realizar sorteios de carros ou outros produtos e serviços nas redes socais pessoas jurídicas que exerçam atividade comercial, industrial ou de compra e venda de bens imóveis comprovadamente quites com os impostos federais, estaduais e municipais, bem como com as contribuições da Previdência Social.
Sorteios oficias
Ainda conforme a Lei nº 5.768, o lançamento ou a divulgação da promoção não pode ser iniciada antes da emissão do respectivo Certificado de Autorização pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), cujo número deve constar, de forma legível, em todo o material publicitário.
O que indica que para ter certeza de que o sorteio do carro carro é legal é necessário conferir se o número do Certificado de Autorização foi publicado pelo perfil responsável pela promoção.
Vale ressaltar que é proibida a distribuição ou conversão dos prêmios de qualquer sorteio em dinheiro.
Como ganhar um sorteio de carro no Instagram?
A verdade é que para ganhar um sorteio de carro no Instagram o usuário precisa de sorte. Mas, considerando as leis da probabilidade e os erros humanos, é possível potencializar a participação.
A primeira dica para aumentar as chances de vencer qualquer promoção é ler com cuidado as instruções do post. Muitas vezes é preciso marcar mais pessoas, compartilhar a imagem do sorteio nos stories ou tornar o perfil público para que a loja faça a conferência de dados. Descumprir qualquer um dos pré-requisitos definidos invalida a sua participação.
O segundo conselho é comentar em intervalos de tempo consideráveis. Assim, os números do usuário – definidos pela ordem dos comentários – não ficam concentrados em uma única seção da lista. Fazer isso também evita que o software de sorteio confunda a conta com spam.
A última sugestão é óbvia, mas válida: siga hashtags (#) relacionadas a sorteios. Afinal, quem participa com mais frequência concorre a mais prêmios.
O post Sorteio de carros em redes sociais: oportunidade ou furada? apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/sorteio-de-carros-em-redes-sociais/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/631778053910102017 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário