terça-feira, 1 de outubro de 2019

O elétrico Caoa Chery Arrizo 5e é rápido na aceleração

arrizo

Assim que o Arrizo 5e começou a andar, ainda em baixa velocidade, um bip-bip foi praticamente o único som emitido pelo primeiro carro elétrico da Caoa Chery no Brasil. O som não é agradável, mas necessário. Por causa da ausência de ruídos, veículos elétricos podem representar risco para pedestres distraídos. Bastou o trânsito fluir um pouco e o som desapareceu.

+ Saiba mais sobre o sedã elétrico aqui

O Arrizo 5e está chegando da China por R$ 159.900, o que o coloca acima do Renault Zoe (R$ 149.990), por exemplo. Primeiramente, o sedã será direcionado a empresas frotistas e locadoras, a partir deste mês. Para o interessado final, o carro estará à venda a partir de janeiro.

Como em qualquer carro movido a eletricidade, a aceleração é boa, porque o torque do motor é instantâneo. São 122 cavalos de potência. É um valor inferior aos 150 cv do Arrizo 5 com motor 1.5 turbo flexível, que tem 150 cv. O mais importante, porém, é o torque. São 28,1 mkgf no modelo elétrico, ante 19,4 mkgf do sedã equipado com motor a combustão. Este continua a ser produzido na fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP).

À frente do motorista, o quadro de instrumentos digital traz as informações típicas de modelos elétricos, como gasto de energia, rotação do motor (que vai a 12 mil rpm), autonomia das baterias, etc.

Baterias geram 357 V e pesam 390 kg

Falando em baterias, o conjunto é formado por 98 células dispostas em 22 pacotes de 4 células e 2 de cinco células. No total, elas fornecem 357 Volts, pesam 390 kg e ficam alojadas no assoalho.

Por causa da concentração de peso na parte inferior, o comportamento do sedã de 1.520 kg é bom em curvas. Para frear, também como em qualquer automóvel elétrico, é preciso se acostumar com o comportamento do pedal. Ele não é tão progressivo como nos carros convencionais. A impressão é que não há tanta modulação, e o carro para de uma vez, quando se pisa no pedal. Mas é questão de consumo.

Há três modos de condução: Esporte, Eco e Eco+. As duas primeiras são selecionadas diretamente em uma tecla no painel. E o comportamento muda radicalmente. No modo Eco, os carro demora para deslanchar. Isso porque nesse caso o modelo privilegia a autonomia. Já no modo Esporte, o Arrizo 5e ganha vida e parte com disposição. A terceira opção, Eco+, é selecionada na tela da central multimídia. Ela serve para quando há pouca energia nas baterias, e passa a economizar ainda mais.

O trajeto de teste mesclou trechos urbano e rodoviário. E serviu para evidenciar que na estrada o Arrizo 5e é bem rápido, desde que o modo esportivo esteja selecionado.

Arrizo 5e terá três opções de cores

O modelo tem uma marcha, e seletor giratório, semelhante ao empregado nos carros da Jaguar e Land Rover. A chave é presencial e há botão de ignição. Ao contrário de modelos como Tiggo 5x e 7, nos quais o revestimento interno de painel e laterais é macio, no Arrizo 5e o plástico é rígido. Os materiais macios estão somente nos apoios de braço.

A coluna de direção é ajustável apenas em altura, e o mecanismo tem um sistema pouco usual. Quando destravado, ele faz o volante subir automaticamente. Na maioria dos carros, ou o volante fica no lugar ou baixa.

Atrás, o espaço é bom para pernas e cabeça, mas o encosto fica muito em pé, o que prejudica o conforto.

O modelo será oferecido em três opções de cores: preto, branco e azul. A garantia é de três anos para o veículo e de oito para as baterias.

Prós e contras

Prós: Desempenho
Sedã arranca com agilidade, desde que o motorista selecione o modo esporte no painel.
Contras: Banco traseiro
Encosto fica muito vertical, o que gera um pouco de desconforto aos ocupantes.

Ficha técnica

Caoa Chery Arrizo 5e

Preço
R$ 159.900
Motor (potência)
122 cv
Torque (mkgf)
28,1
Câmbio
Automático, 1 marcha
Comprimento
4,54 m
Entre eixos
2,65 m
Peso
1.520 kg
Porta-malas
430 litros

Fonte: Caoa Chery


https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/o-eletrico-caoa-chery-arrizo-5e-e-rapido-na-aceleracao/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/188062246691 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário