Muito se fala sobre carro para mulher, mas será que isso existe mesmo? Afinal, um carro bom não faz distinção de gênero na hora de agradar, seja com potência, design ou praticidade na cabine.
LEIA MAIS:
- 10 mulheres geniais que revolucionaram o setor automobilístico
- Mulher no volante: você acha que elas dirigem mal?
- Os carros mais vendidos no Brasil em 2019
Por outro lado, alguns apontam para a ideia de que elas, no geral, costumam ter necessidades diferentes das deles. Como afirma a Chevrolet, procurada pelo AutoPapo, a conectividade tem sido um item muito valorizado pelas clientes da marca.
A razão, segundo a fabricante, é que a tecnologia facilita a vida das mulheres que dividem seu tempo e atenção entre o trabalho e os filhos, podendo manter contato, facilmente, com ambos.
Contudo, é difícil estabelecer, com precisão, quais características determinam a escolha de carro para mulher e para homem. Afinal, existem muitos tipos de pessoas diferentes. Enquanto uma mulher pode estar em busca de espaço interno para a família e espelhos para checar a maquiagem, outra pode preferir um veículo com potência elevada e dirigibilidade esportiva.
Pensando assim, para falar sobre veículos para elas, preferimos buscar números de mercado, ao invés de tentar descobrir o que a média feminina espera de um automóvel.
Confira, abaixo, os carros mais vendidos para mulheres entre algumas das marcas campeãs de vendas no Brasil.
Carro para mulher da Toyota
Segundo a Toyota, três modelos da gama são mais vendidos para mulheres do que para homens:
- Etios Hatch: 55% das compras são feitas por mulheres
- RAV4: 54% dos compradores são mulheres
- Yaris Hatch: 52% são comprados por mulheres
Modelos da Chevrolet
Da mesma forma, a Chevrolet apontou que dois de seus modelos são favoritos como carro de mulher.
Contudo, a marca não informou qual parcela das vendas é feita para elas, apenas cita que, considerando a base de vendas, estes são os modelos mais escolhidos por elas:
- Onix Hatch
- Chevrolet Tracker
Carro para mulher da Volkswagen
Procurada pelo AutoPapo, a Volkswagen logo apontou que seu mais novo modelo, o SUV compacto T-Cross, tem uma grande participação das mulheres nos índices de vendas. A marca também não revelou qual porcentagem das vendas é feita para elas.
Carros da Fiat
A Fiat preferiu não revelar quais de seus modelos são mais vendidos para as consumidoras. Em resposta, a fabricante preferiu reforçar a ideia de que carro para mulher não existe – pelo menos na gama dela.
“Os veículos da FCA atendem a diversos públicos. É uma gama inclusiva que serve tanto para homens quanto para mulheres, clientes PcD [Pessoas com Deficiência] e qualquer outro público que queira um carro. Não temos modelos para um gênero determinado. Fazemos veículos para todos e isso se reflete também em nosso cotidiano como empresa”, afirmou a Fiat.
Há quem pense que não existe “carro para mulher”
O posicionamento da Fiat tem grande relevância, se considerarmos que a ideia de que um carro para mulher pode ser qualquer carro, e que é difícil determinar o que levariam elas a preferir um modelo e não outro.
Além disso, a preferência delas pode ser a mesma que a deles, levando em conta o preço, valor do seguro, nível de desvalorização e outros fatores econômicos.
A noção de que um automóvel para mulheres pode ser uma ideia equivocada já foi expressa até mesmo pela Ferrari, marca de superesportivos notavelmente relacionada a homens no volante.
Em uma entrevista ao Arabian Business em 2019, o chefe de marketing da fabricante, Enrico Galliera, garantiu que a Ferrari estava se esforçando para não fazer um carro para mulher.
“Uma mulher que quer um carro esportivo quer dirigir um carro esportivo. O erro que [companhias] automotivas cometem e nós estamos tentando evitar é o de projetar um carro para damas. Eu projeto um carro para entregar emoções que tanto homens quanto mulheres apreciam”, declarou Galliera.
Decisão de compra está nas mãos das mulheres
Outra questão apontada pela Fiat é que, mesmo que a compra não seja feita no nome de uma mulher, ela pode ter estado por trás da escolha do modelo.
De acordo com um levantamento citado pela fabricante, 70% das decisões sobre qual modelo de carro comprar tem influência das mulheres.
“Os percentuais de compra por mulheres na FCA variam bastante de acordo com os modelos e versões. No entanto, é importante dizer que esse número não reflete realmente quais compras foram definidas por mulheres já que, muitas vezes, mesmo quando a aquisição de um carro é feita pelo homem, pode ter a influência de uma mulher (sua esposa, namorada, irmã, mãe, amiga etc.)”, revela a marca.
- Conheça o canal do AutoPapo no YouTube com dicas, avaliações e notícias comentadas por Boris Feldman
O post Carro para mulher: saiba quais são os queridinhos delas apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/noticia/carro-para-mulher-modelos-mais-vendidos/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/612041044505378816 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário