O novo coronavírus continua se alastrando pelo Brasil. O País tem, até o momento de publicação da reportagem, 98 casos confirmados. Com o avanço dos casos da doença Covid-19, cresce a preocupação da população para se prevenir contra o vírus. Que todos devem lavar as mãos não é segredo, mas e quanto à limpeza do seu carro?
Para além de casas e ambientes de trabalho, o carro é um dos lugares em que as pessoas mais passam o tempo, princialmente quando presas no trânsito. Desta forma, existem uma série de cuidados que podem ser aplicados na higienização do veículo para manter o seu carro limpo e livre do coronavírus.
Higienizando o veículo
Os carros já possuem produtos com características para combater vírus, como o do covid-19. É o que explica Felipe Stanquevisch, COO da Easy Carros. Segundo ele, “os produtos multiuso com ação antibactericida, no geral, já vêm com componentes que vão eliminar o vírus”.
Stanquevisch ressalta ainda que, para além da questão do produto, tratando-se de veículos é importante ter em conta as áreas em que se toca:
“Quando falamos da limpeza do veículo, pedimos para se ter bastante atenção nas partes em que há toques de mão”, declara. O COO da Easy Carros cita alavanca de câmbio, volante, painel e maçanetas como alguns dos lugares que devem ser foco na limpeza.
Alexandre Chieppe, diretor médico da Medlevensohn, diz que “a própria limpeza das partes internas do carro com álcool 70% também é uma forma importante de higienizar”.
Segundo Chieppe, o detergente também é um produto eficiente contra o coronavírus, já que elimina as secreções respiratórias:
“O vírus, na verdade não fica na superfície, ele fica em secreções respiratórias, as quais ficam na superfície do veículo. Então, quando se faz a limpeza com água e sabão, de certa forma, elimina-se o vírus, pois elimina-se o meio em que ele sobrevive na superfície”, completa.
Felipe Stanquevisch esclarece que a limpeza com álcool gel não é um problema, já que “a grande maioria dos veículos não vai sofrer” com a aplicação. Porém, alerta que “um ou outro (carro) pode ter uma parte específica que pode ter uma pequena corrosão”.
Volante é a parte mais suja do carro
Como noticiou o Jornal do Carro no ano passado, uma pesquisa demonstrou que o interior do carro é um dos lugares mais sujos, podendo ser considerado até pior do que um vaso sanitário. No carro, o volante é a parte mais suja.
O estudo foi feito nos Estados Unidos por um portal de aluguel de carros. Ele mediu a quantidade média de bactérias por centímetro quadrado, ou unidades formadoras de colônias (CFU). O volante, por exemplo, conta com 629 CFU, enquanto assentos de banheiro tem 172 CFU.
Uber também alerta para limpeza
Em se tratando em veículos, a Uber também já se posicionou quanto ao novo coronavírus. Na página de “ajuda” da empresa, já existem recomendações para motoristas. Entre elas está a limpeza do veículo.
Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/como-higienizar-o-carro-contra-o-coronavirus/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/612482231027548160 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário