Depois de dois conceitos que antecipavam a novidade, a BMW apresentou, finalmente, a versão de produção da R 18. Ela tem estilo cruiser, que é uma custom com pegada um pouco mais esportiva. O estilo é marcado pelo pneu mais fino na frente, entre-eixos longo e pedaleiras um pouco mais altas e recuadas.
No visual de estilo clássico, a R 18 se apoia nas linhas da R 5, um dos primeiros modelos da BMW na década de 1920. Ela traz para os dias atuais, em termos de proporções, uma das motos mais marcantes da história da marca bávara. Outros detalhes também foram reforçados como o formato do tanque e a pintura preta com uma faixa branca dupla.
O farol redondo simples, mas de LEDs na nova versão, também emula o original. A inspiração na R 5 também criou a suspensão traseira com sistema de amortecimento oculto, a transmissão final por eixo cardã e o longo garfo da suspensão dianteira. Na frente, o curso de amortecimento é de 120 mm enquanto atrás é de 90 mm.
O motor boxer (cilindros opostos) bicilíndrico de 1.802 cm³ é o maior já produzido nessa configuração pela BMW e rende 91 cv a 4.750 rpm e 16,1 mkgf a 3.000 rpm. Mas com entrega de 15,3 mkgf o tempo todo entre 2.000 rpm e 4.000 rpm. Associado ao motor está uma transmissão de seis velocidades. Com esse conjunto ela é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h.
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R 18: eletrônica
Na parte eletrônica, a R 18 traz três modos de condução: Rain, Roll e Rock, além de permitir personalizar conforme o gosto do piloto. Ela traz também controles de estabilidade e tração e de freio motor e partida com chave presencial (Keyless). Como opcional da marca há ainda o assistente de partida em rampa.
O sistema de freio da R 18 usa dois discos na dianteira com 300 mm cada e um simples atrás com a mesma medida. As pinças de ambos têm quatro calipers de quatro pistões. O sistema ABS nos freios é de série para evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência. Equipada com rodas de 19 polegadas na dianteira e 16″ atrás, usa pneus de medida 120/70 R19 e 180/65 B, respectivamente. O tanque tem 16 litros de capacidade e a autonomia não foi divulgada pela marca. Com 2,44 mm de comprimento, ela pesa 345 kg em ordem de marcha.
Feita particularmente para os amantes de motos americanas, a R 18 já tem o preço definido nos Estados Unidos: parte de US$ 18.190 por lá, cerca de R$ 100 mil, na conversão direta, sem impostos e taxas. Sua rival da Harley-Davidson é a Breakout, que tem o mesmo estilo cruiser e usa motor V2 de 1.868 cm³ que gera os mesmos 16,1 mkgf de torque. Aqui no Brasil, montada em Manaus (AM), ela sai a partir de R$ 77.900.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/motos/bmw-r-18-cruiser-motocicleta/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
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