Março apresentou o pior resultado de venda de carros dos últimos 14 anos. A razão para a queda de quase 90% nos emplacamentos é o isolamento social necessário durante a pandemia do novo coronavírus. Para driblar a baixa no comércio de automóveis, fabricantes têm adotados novas estratégias, como a venda inteiramente pela internet, higienização diferenciada e o test drive em casa.
Confira quais são as empresas que oferecem os serviços.
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Caoa Chery
Para fomentar a venda de carros na atual conjuntura, a Caoa Chery atendem clientes em domicílio. Assim, os consumidores podem fazer um test-drive de maneira segura, sem contato com outras pessoas.
Para agendar o teste, o consumidor deve entrar em contato pelo telefone 0800 772 4379. De acordo com a marca, todos os veículos de test drive passam por uma higienização completa a cada uso.
Os profissionais da fabricante também seguirão procedimentos extras de higiene, seguindo as recomendações e orientações da Organização Mundial de Saúde.
Também é possível negociar, de casa, as condições de financiamento e a avaliação do usado.
Estratégia de venda de carros de Fiat e Jeep
Segundo a assessoria de comunicação da FCA, apesar das concessionárias fechadas, a Jeep está atendendo a todos os clientes nos canais digitais. O contato por telefone também está mantido.
Muitas concessionárias das marcas Fiat e Jeep estão realizando agendamentos para test drive e entregas de carros em domicílio.
Honda
Ao ser questionada sobre as estratégias de venda de carros durante a pandemia do novo coronavírus, a Honda afirmou que as concessionárias estão intensificando o contato com seus clientes via canais de digitais.
Hyundai
Jan Telecki, head de marketing da Hyundai Motor Brasil afirmou que 90% das concessionárias da marca estão fechadas, apesar de 80% das oficinas permanecerem abertas (já que são consideradas serviço essencial).
Para fomentar a venda de carros, a Hyundai tem utilizado aplicativos de mensagem que possibilitam que o consumidor finalize a compra pelo telefone.
Tlecki afirma, no entanto, que a maior parte dos contatos são realizados com o intuito de buscar informações técnicas ou sobre os processos de financiamento.
A Hyundai faz vendas até mesmo pelo Instagram.
Para facilitar a interação com os consumidores, o aplicativo Hyundai Sempre teve inúmeras funções abertas ao público. A montadora também tem investido na geração de conteúdos que sanem as dúvidas dos clientes, assim como chamem a sua atenção para as vantagens da marca.
“No momento final da compra, o cliente recebe o contrato digitalizado ou através de portador. Uma vez efetuada essa parte burocrática, o consumidor tem a opção de receber o carro higienizado em casa”, explica Jan Telecki.
Para agendar um test drive, o interessado em comprar um Hyundai deve entrar e contato coma marca pelo aplicativo Hyundai Sempre, pelo site da marca ou pelo WhatsApp 800 770 3355. Vale ressaltar que nem todas as concessionárias estão disponibilizando a modalidade em domicílio.
Venda de carros Toyota durante a pandemia
A Toyota tem incentivado toda a sua rede de concessionárias a trabalhar as vendas de carro online.
Por meio do site da Toyota, o cliente pode montar o veículo de sua preferência, escolhendo acessórios e a forma de pagamento. Depois de preencher um cadastro, define a concessionária de sua preferência e em pouco tempo a concessionária entra em contato para efetivação da venda.
Atualmente, 82% da Rede Toyota está funcionando somente com vendas online. As que têm showroom aberto, por estarem em estados ou prefeituras que ainda não fecharam o comércio, são somente 2%. No entanto, há limitação no número de pessoas.
De acordo com a assessoria da marca, a Rede Toyota também está tomando as devidas precauções em relação à higiene, tanto da concessionária quanto dos carros, reforçando a limpeza.
As unidades adquiridas por clientes antes da quarentena ou mesmo as que estão sendo compradas neste período estão sendo entregues na casa dos clientes.
Volkswagen, Ford, Renault e Peugeot não responderam à demanda até a publicação da reportagem.
A Chevrolet apresenta estratégias diferenciadas para apresentação de veículos, mas ainda não adotou um protocolo para venda de carros online.
Foto FCA | Divulgação
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