segunda-feira, 13 de abril de 2020

Vendas de usados caem 12% durante o isolamento social

O resultado das vendas de usados e veículos seminovos ficou 12,1% menor no mês de março, se comparado com fevereiro. O balanço nacional foi divulgado pela Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Enquanto as primeiras duas semanas de março indicavam uma aceleração da recuperação em torno de 11,4%, a 3ª semana de março, já parcialmente afetada com o início da quarentena para a COVID-19, registrou uma queda de 15,5%. Já na 4ª semana do mês, com o afastamento social intensificado, e as determinações para o fechamento do comércio em geral, a queda nas vendas de usados chegou a 91,8%, quando comparada com as duas primeiras.

LEIA MAIS

Em março foram comercializados 901.058 veículos contra 1.025.281, em fevereiro. A comparação entre o terceiro mês de 2020 e o mesmo período de 2019 também registrou uma queda de 13,3%.

A quantidade acumulada no ano, que vinha se mantendo positiva, também sofreu uma queda, chegando a 5,4%.

patio de carros usados estacionamento cheio vendas de usados em baixa
Futuro da venda de usados ainda é incerto, explicam especialistas

Para o Presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, “a situação é inusitada pois nunca tivemos um acontecimento dessa envergadura e profundidade. A imposição da quarentena, logicamente, trouxe uma redução brutal nas vendas das lojas. Estamos sugerindo a intensificação de ações digitais como leilões online, visitas agendadas, contatos de fidelidade, etc”.

Queda nas vendas de usados é uma boa oportunidade?

Joel Leite, diretor da Agência Auto Informe, explica que é precoce definir a redução de preços nas vendas de usados e novos. Isso porque sabe-se pouco sobre as consequências da pandemia, que não tem precedentes.

Acontece, no entanto, que “a tendência, pela lógica, é a redução do valor dos carros, já que as revendedoras estão cheias de veículos no estoque”.

O especialista afirma ainda que espera um retorno repleto de ações promocionais para as concessionárias.

De qualquer modo, a venda de carros passará por mudanças. Por isso, o momento é do consumidor, que deve pedir descontos e negociar a melhor forma de pagamento.

Foto | Shutterstock

O post Vendas de usados caem 12% durante o isolamento social apareceu primeiro em AutoPapo.


https://autopapo.com.br/noticia/vendas-de-usados-caem-coronavirus/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/615305050651262976 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário