Em uma investigação sobre como a empatia age nos motoristas, pesquisadores da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, chegaram a uma revelação entristecedora: pedestres negros enfrentam mais dificuldades no trânsito.
LEIA MAIS
- SUVs matam mais pedestres, confirma estudo nos EUA
- SUS gasta R$ 15 milhões por ano com ciclistas – e valor vai aumentar
- Como dar entrada no DPVAT, seguro que indeniza vítimas de acidentes
O estudo, publicado na revista científica Journal of Transport and Health, verificou, entre outras questões, se a cor da pele do pedestre influencia no comportamento do motorista. O método utilizado na pesquisa foi o seguinte: duas mulheres (uma branca e uma negra) e dois homens (um branco e um negro) atravessavam um cruzamento. As travessias eram filmadas, assim como a aproximação dos carros da região.
O comportamento de cada veículo era documentado. Dos 461 carros que passaram por esse trecho em que os voluntários atravessavam, apenas 28% diminuíam a velocidade para esperar o pedestre completar o trajeto. Na maioria dos casos, as pessoas precisavam se apressar para não serem atropeladas.
O que era ruim ficou ainda pior. Além desse padrão de direção agressiva, os pesquisadores perceberam que os automóveis pararam mais para pedestres brancos (31,1%) que para negros (24%).
Para os estudiosos, uma explicação possível é um senso de superioridade dos motoristas em relação aos pedestres negros.
O post Pedestres negros são menos respeitados por motoristas, afirma estudo apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/curta/pedestres-negros-menos-respeitados/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/630811672514281472 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário