quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Toyota Etios 2021 perde motor 1.3 e passa a ter versão única

Etios

Dois meses após ganhar a linha 2021, o Toyota Etios passa por mais uma mudança. Tanto o hatch quanto o sedã deixam de oferecer a opção do motor 1.3 flex. Ele agregava bom custo/benefício e preços mais competitivos. Ambos passam a ser vendidos exclusivamente, agora, na versão X Plus com motor 1.5 flex e câmbio manual ou automático. O hatch começa em R$ 63.590 e o sedã parte de R$ 66.790.

A mudança faz crescer os rumores de que a linha Etios está próxima do fim de produção. A Toyota vai lançar o seu primeiro SUV nacional no início de 2021. Revelado há poucos meses na Tailândia, o inédito Corolla Cross é o provável escolhido da montadora japonesa para ganhar produção em Sorocaba. E a sua chegada deverá promover a aposentadoria do hatch e do sedã.

Lançado no fim de 2012, o Etios inaugurou a fábrica de Sorocaba, no interior paulista. E cumpriu muito bem o seu papel como opção de entrada da Toyota. Em 2017, vendeu mais de 73 mil unidades somando as carrocerias hatch e sedã. Porém, em 2018 o compacto perdeu o protagonismo para a linha Yaris, que veio para ser opção mais sofisticada, embora ambos compartilhem plataforma.

Sem o apelo de preços, o Etios deve se despedir de forma discreta nas vendas. Até setembro, o modelo somou pouco mais de 11,5 mil emplacamentos, menos da metade do que vendeu o Yaris, com 24,3 mil unidades — os dois casos somando as versões hatch e sedã. Com o motor 1.3 flex de 98 cv e 13,1 mkgf (com etanol), o Etios hatch partia de R$ 55.390 e era R$ 8 mil mais barato.

Como produto, o Etios vive atualmente a sua melhor fase, embora o design tenha sido pouco alterado nesses oito anos de vendas. As várias mudanças feitas especialmente na cabine deixaram o compacto simpático e até moderno. A última novidade veio neste ano: a nova central multimídia Toyota Play+, com tela sensível ao toque de 7 polegadas compatível com as interfaces Android Auto e Apple CarPlay.

A mecânica agora passa a ter somente o 1.5 litro flexível de quatro cilindros, que tem desempenho honesto e preza pela economia de combustível. Com comando variável nas válvulas de admissão e de escape, o motor oferece até 107 cv de potência e 14,7 mkgf de torque com etanol. O câmbio manual tem seis marchas, enquanto o automático ainda é a transmissão de quatro velocidades.

Vem aí o SUV da Toyota

A fábrica de Sorocaba já se prepara para receber o aguardado SUV da marca. Em 2019, a Toyota anunciou investimento de R$ 1 bilhão na unidade para montar seu utilitário esportivo sobre a mesma plataforma (GA-C) do sedã Corolla, que é fabricado a poucos quilômetros dali, em Indaiatuba. O Corolla Cross tem lançamento esperado para o início de 2021 e deve ser anunciado em breve pela montadora.

Tabela de preços – Toyota Etios 2021

Toyota Etios X Plus 1.5 MT6 — R$ 63.590

Toyota Etios X Plus 1.5 AT4 — R$ 69.290

Toyota Etios Sedã X Plus 1.5 MT6 — R$ 66.790

Toyota Etios Sedã X Plus 1.5 AT4 — R$ 72.690

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se


https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/toyota-etios-2021-perde-motor-1-3/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/631335000250482688 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário