terça-feira, 9 de junho de 2020

VW Nivus: esportividade do SUV é puro marketing!

Esses marqueteiros das montadoras sempre tentam induzir a gente a acreditar numa história que eles contam e que não é sempre bem aquilo de verdade. Temos, como exemplo, o novo lançamento da Volkswagen, o Nivus – um utilitário esportivo que a marca vem mostrando em conta-gotas.

O Nivus é feito em cima da plataforma do Polo. Ao contrário do T-Cross, que é um SUV um pouquinho maior de entre-eixos, que foi construído em cima da plataforma do Virtus, com entre-eixos 8 cm maior do que o Polo. Aí o primeiro probleminha: o espaço interno do Nivus é um pouco menor que o espaço interno do T-Cross.

VEJA TAMBÉM

VW Polo
VW Nivus
VW Virtus
VW T-Cross
Porta-malas do T-Cross tem 375 l de capacidade
Porta-malas do Nivus é maior graças ao ganho no balanço traseiro

Os marqueteiros da Volkswagen procuraram dar ao Nivus um “jeitão”, uma imagem de esportivo”. Baseado no que? Numa bela solução de design, o teto que vem descendo devagarzinho e dá ao novo SUV um ar muito bacana de cupê. Já que é cupê, vamos dizer que ele é esportivo.

Para compensar que o entre-eixos é menor, eles projetaram a carroceria maior. O balanço, aquela parte atrás do eixo traseiro, foi aumentado em 12 centímetros. Então o cumprimento do Nivus acabou ficando maior que o do T-Cross – e o porta-malas também: 420 litros contra 375 só do T-Cross.

Mas aí é que eu coloco as minhas objeções a “esportividade” do Nivus. É só porque ele tem o “jeitão” de cupê? Se em termos de porta-malas, o dele é até maior que o T-Cross. Ora, se o T-Cross é o careta, o carro de família, ele que deveria ter o porta-malas maior que o do Nivus. Mas deixa para lá!

Motorização mais fraca?

Eu vou bater agora na tecla motorização: o Nivus é esportivo? É um tipo esportivo? É o que os marqueteiros da Volkswagen querem convencer o mercado.

Mas, como, se o T-Cross tem motor 1.0, de 128 cavalos, e 1.4 de 150 cv. E o Nivus, o tal do “esportivo”? Só tem o “motorzinho” 1.0 de 128 cavalos. Mas que esportividade essa, que vai deixar o Nivus na rabeira do T-Cross?

Só câmbio automático?

Carro esportivo é sempre lançado com câmbio manual. Nos EUA, por exemplo, mais de 95% dos carros são com câmbio automático – esses menos de 5% de carros vendidos nos Estados Unidos com câmbio manual, quais são? Os esportivos.

E o Nivus? Só o câmbio automático, um bom câmbio de seis marchas. Mas não tem sequer a opção manual.

Então eu pergunto: que “esportivo” é esse que a Volkswagen está nos querendo fazer acreditar? Ou será que a Volkswagen está guardando na manga uma nova versão do Nivus com o motor 1.4 de 150 cavalos e câmbio manual?

VW Nivus é derivado do Polo
Porta-malas do Nivus é maior graças ao ganho no balanço traseiro
Interior do VW Nivus: nova logo no volante

O post VW Nivus: esportividade do SUV é puro marketing! apareceu primeiro em AutoPapo.


https://autopapo.uol.com.br/noticia/vw-nivus-analise/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/620483623241596928 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário