Um zero-quilômetro está caro? Quando se vê muito modelo subcompacto com o mínimo de itens de conforto custar R$ 35 mil, bate um desespero. Mas há boas opções de automóveis mais completos e até espaçosos por bem menos que isso. São carros rodados, que exigem pesquisa e atenção, obviamente, mas que podem te atender e custam até R$ 20 mil.
Selecionamos alguns veículos em sites especializados, como Webmotors e OLX. Veja os 10 usados baratos para você comprar.
10 – Peugeot 207 Escapade 2010
Preços: entre R$ 17 mil e R$ 20 mil
Motor: 1.6 16V de 113/110 cv e 15,5/14,2 kgfm
Bom: acabamento, desempenho e equipamentos
Ruim: porta-malas
Atenção: suspensão e parte elétrica
Para quem sente saudades das stations wagons, a Escapade é uma opção de perua com desempenho interessante e visual aventureiro. Usa motor 1.6 16V de 113/110 cv, além dos itens indispensáveis do universo off-road Light. Estão lá os pneus de uso misto, a suspensão elevada, além do visual com molduras nas caixas de rodas, laterais e nos para-choques, faróis escurecidos e rack no teto.
Também tem bons equipamentos e, com sorte, se encontra exemplares com seis airbags e bancos de couro, que eram opcionais.
9 – Fiat Stilo 2007/2008
Preços: entre R$ 16 mil e R$ 19 mil
Motor: 1.8 8V de 114/112 cv e 18,5/17,8 kgfm
Bom: retomadas, conforto e dirigibilidade
Ruim: curso e acerto do câmbio manual
Atenção: embreagem e fuja da transmissão Dualogic
O Stilo é um daqueles bons hatches que a Fiat não soube vender (tal qual Brava e Bravo). Mas esses carros são confortáveis, com posição de dirigir ergonômica e nível de equipamentos interessante: é possível até achar um com airbag duplo opcional por até menos que o limite de R$ 20 mil.
O desempenho do motor 1.8, de origem GM (Família I) é bem animador, especialmente em baixas rotações. Só não é melhor devido ao câmbio manual de cinco marchas mal escalonado, com curso longo e engates esponjosos.
8 – Renault Logan 2011
Preços: entre R$ 17 mil e R$ 20 mil
Motor: 1.6 8V de 95/92 cv e 14,1/13,7 kgfm
Bom: espaço interno, desempenho em baixa e custo de peças
Ruim: acabamento e posição de dirigir
Atenção: vazamentos na transmissão e peças plásticas do interior
O Logan foi o modelo que inaugurou a era de sedãs com tamanho de médio e preço de compacto. Para quem não liga para beleza exterior – nem interior -, é um daqueles carros racionais, espaçosos, com porta-malas generoso e robustos: e, claro, custa até R$ 20 mil.
As versões com motor 1.6 Hi-Torque tem desempenho áspero, mas bem melhor disposto que o 1.0 e mais barato de manter do que o 1.6 16V Hi-Flex. Além disso, oferece boa força em baixas rotações.
7 – Chevrolet Corsa 2011
Preços: entre R$ 16 mil e R$ 20 mil
Motor: 1.4 8V de 105/99 cv e 13,4/13,2 kgfm
Bom: dirigibilidade, comportamento dinâmico e desempenho em baixa
Ruim: acerto do câmbio e equipamentos
Atenção: peças plásticas do interior e folgas no câmbio
A segunda geração do Corsa, lançada em 2002, nunca fez o sucesso que merecia por aqui. Até porque conviveu com o modelo da geração anterior (de 1994), bem mais barato. Mas o hatch é gostoso de dirigir, fácil de estacionar e com comportamento dinâmico bastante satisfatório para um modelo urbano.
A versão Maxx era a intermediária com melhor custo/benefício, mas não empolga na lista de itens de série. O motor 1.4 oferece bom desempenho em baixos giros.
6 – Nissan Tiida 2007/08
Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil
Motor: 1.6 16V de 124 cv e 17,5 kgfm
Bom: espaço interno, conforto e lista de equipamentos
Ruim: motor não é flex e peças caras
Atenção: trepidações no volante e parte elétrica
Outro hatch mal compreendido. Vinha do México e usava plataforma do primeiro Sentra vendido no Brasil e tinha nível de equipamentos bastante completo. O conforto no rodar era um dos destaques do hatch médio e, apesar da transmissão automática ter só quatro marchas, vale pela praticidade.
O motor 1.6 16V rende bem, mas fique atento ao custo de manutenção. As versões SL eram as mais completas com airbag duplo, teto-solar e ar-condicionado automático.
5 – Renault Mégane 2007
Preços: entre R$ 15 mil e R$ 19 mil
Motor: 2.0 16V de 138 cv e 19,2 kgfm
Bom: conforto, lista de equipamentos e dirigibilidade
Ruim: não é flex e escalonamento do câmbio
Atenção: trepidação dos pedais e módulo da direção elétrica
Sedã com nível de conforto acima da média, foi mal posicionado pela Renault, que o lançou um mês antes do New Honda Civic de 2006 com preços bastante próximos. Mas virou boa opção de seminovo e tem lá suas modernidades, como o cartão chave com partida do motor por botão, direção elétrica e a alavanca do câmbio em forma de manche.
O motor 2.0 16V ainda compensa com desempenho condizente e rodar suave, além da conveniência da caixa automática de quatro marchas. Versão Dynamique tem duplo airbag frontal e regulagem de altura dos faróis.
4 – Toyota Corolla 2003
Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil
Motor: 1.8 16V de 136 cv e 17,5 kgfm
Bom: conforto, reputação da marca e comportamento dinâmico
Ruim: acabamento e equipamentos
Atenção: ruídos na suspensão traseira
Sim, é possível ter um Corolla por até R$ 20 mil: porém, para figurar em nossa lista de carros acessíveis, a unidade pretendida já terá muitos anos de uso. Ainda assim, a fama de veículo sólido vem de outras gerações e nessa linhagem (a nona geração mundial).
O cultuado sedã médio tinha o competente motor 1.8 de 136 cv, com mecânica simples e rodar confortável. A versão XEi oferecia caixa automática em 2003 – mas esses passam dos R$ 20 mil – e a lista de equipamentos poderia ser mais generosa.
3 – Volkswagen Polo 2004/2005
Preços: entre R$ 17 mil e R$ 19 mil
Motor: 1.6 8V de 103/101 cv e 14,5/14,3 kgfm
Bom: desempenho, qualidade de construção e estabilidade
Ruim: acabamento e custo de algumas peças
Atenção: compressor do ar e ruídos na direção e na suspensão dianteira
O Polo representou um grande salto para a Volkswagen em 2002 devido à plataforma moderna, com soldas a laser e carroceria com rigidez exemplar. Some a isso o velho, mas competente, motor 1.6 e sua caixa manual de engates curtos e precisos e se tem um hatch com desempenho divertido para a cidade e para a estrada – é quase tão bom como o 2.0, só que consome menos.
O acabamento com muito plástico é que deixa a desejar e costuma ficar barulhento com o passar do tempo. As versões Sportline e Comfortline são as dicas, mas é preciso pesquisar para achar os modelos flex – passou a beber dos dois combustíveis em 2004. Pelo menos, neste ano ainda usa os simpáticos faróis duplos redondos.
2 – Ford Focus 2007
Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil
Motor: 1.6 8V de 103 cv e 14,6 kgfm
Bom: comportamento dinâmico, acerto da suspensão e desempenho
Ruim: custo de manutenção e isolamento acústico
Atenção: falhas na injeção e ruídos na direção
A primeira geração do hatch médio tem um dos melhores acertos de suspensão da história da indústria. Fora isso, o Focus ainda carregava uma pegada esportiva para rivalizar com o Volkswagen Golf. Mesmo o motor 1.6 Zetec Rocam a gasolina agrada com arrancadas convincentes e belíssimas retomadas.
A dirigibilidade e estabilidade são outros pontos fortes que até se sobressaem à fama de custo de manutenção salgado do Ford. A versão GLX tinha boa lista de itens de série.
1 – Honda Civic 2005
Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil
Motor: 1.7 16V de 115 cv e 15,2 kgfm
Bom: conforto, dirigibilidade e comportamento dinâmico
Ruim: acerto da suspensão e não é flex
Atenção: ruídos nos pedais e seminovos desalinhados
Também dá para ter um Civic por até R$ 20 mil, mas, novamente, é preciso voltar bastante no tempo para enquadrá-lo entre os carros dessa faixa de preço. O último ano desta geração do sedã médio, contudo, carrega as virtudes da linha. Dinâmica eficiente, nível de conforto superior, equilíbrio no rodar e lista de equipamentos interessante.
As versões LX ou LXL são as pedidas, ainda mais com o câmbio automático de quatro marchas que proporciona conforto extra e tem melhor liquidez. O motor 1.7 se vale de desempenho competente e suave, mas fique atento aos preços de peças.
E você, recomenda outros carros até 20 mil reais? Deixe sua sugestão nos comentários!
Fotos Divulgação
O post Carros até 20 mil reais: veja 10 opções no mercado de usados apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/noticia/carros-ate-20-mil-reais-mercado-usados/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/188742475511 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário