O AutoPapo tem acompanhado os episódios ligados aos incêndios nos Chevrolet Onix Plus. Duas unidades do sedã mais vendido Brasil – lançado em setembro – pegaram fogo recentemente. Detectada a razão dos incidentes, a General Motors (GM) emitiu um comunicado suspendendo as entregas do modelo. Agora, a fabricante enviou um ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública explicando o fogo nos Onix Plus.
A Quatro Rodas teve acesso ao documento e publicou-o em sua página. Em resumo, a falha envolve a quebra de componentes do motor como pistão, biela e até o bloco, que geram um vazamento de óleo nas partes quentes, ocasionando então o fogo nos Onix Plus.
Confira, abaixo, a íntegra da manifestação da GM:
A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor.
Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.
As informações recebidas pela GMB até a presente data indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão.
Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.
De agosto a outubro, 8.775 unidades do Chevrolet foram emplacadas no Brasil. Nestes primeiros dias de novembro, mais 1.171 unidades ganharam as ruas, totalizando 9.946 unidades. Espera-se, portanto, que a Chevrolet faça um recall envolvendo todas as unidades emplacadas do veículo para evitar mais ocorrências de fogo nos Onix Plus.
Em resposta à Quatro Rodas, a GM confirmou que o fogo nos Onix Plus está relacionado às condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível.
O post Fogo nos Onix Plus é decorrência de quebra do motor apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/noticia/fogo-nos-onix-plus-motor/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/188881792926 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário