quinta-feira, 14 de novembro de 2019

[Comparativo] BMW 330I M Sport x Volvo S60 T8 R-Design

Dois sedãs esportivos, um alemão e o outro sueco, disputam segmento Premium com motores de alto desempenho, tecnologia de direção autônoma e requintes de construção e acabamento. BMW 330I M Sport e Volvo S60 T8 R-Design têm porte e preços semelhantes, na casa dos R$ 270 mil. Confira o comparativo:

Design/acabamento

Apesar da subjetividade, as linhas do S60 são mais bonitas e harmônicas com desenho do martelo de Thor no farol. O Serie 3 traz a tradicional grade dividida ao meio com faróis estilizados, mas a traseira não tem charme. Apesar disso, o alemão é um dos automóveis mais queridos pelos consumidores no segmento de luxo.

Acabamento de alto nível nos dois carros com aplicação de materiais requintados, com encaixes e arremates benfeitos. Deslize nos dois modelos são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central que une portas à carroceria.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 4 ★★★★☆

Motor/desempenho

Volvo S60 está equipado com um motor a combustão na dianteira e outro elétrico no eixo traseiro. O motor a combustão de quatro cilindros do sueco tem mais potência do que o similar do alemão. O câmbio é de oito marchas em ambos.

Nada queixar do desempenho do BMW com 258 cv de potência e aceleração até 100 km/h em 5,8 segundos. O Volvo S60 com seus dois motores tem 407 cv de potência e em 4,4 segundos atinge 100 km/h. No mundo dos esportivos, um segundo parece uma eternidade. Se o BMW tem tração traseira para alegria dos puristas, o Volvo tem tração integral.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 5 ★★★★★

Suspensão

Volvo tem melhor acerto no conforto, pois transfere menos as imperfeições para o habitáculo. BMW parece ter sido projetada para rodar nas autoestradas perfeitas da Alemanha. É desconfortável rodando sobre ondulações e recortes de asfalto. Na mesma situação, Volvo transfere menos. Um dos pontos negativos do BMW é a calibragem da suspensão.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
2 ★★☆☆☆ 4 ★★★★☆

Direção

Outra vantagem do sueco com direção comunicativa e bem mais agradável. A marca alemã erra mais uma vez na calibragem. Direção pesada e sem sensibilidade. Nem parece BMW. O Volvo é puro prazer na direção. Ambos têm trocas manuais por meio de aletas no volante. Diâmetro de giro praticamente igual nos dois carros, que não são ruins de manobra.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
1 ★☆☆☆☆ 4 ★★★★☆

Espaço interno/ergonomia

Aproveitamento no habitáculo praticamente igual, com vantagem insignificante de dois centímetros para o Volvo que tem mais altura interna. Espaço no banco traseiro é para dois adultos. Se para pernas é limitado no alemão, o assento baixo no sueco é desconfortável. Na frente, motorista e passageiro se acomodam bem.

Volantes com revestimento liso em ambos provocam deslize acidental. Ocupantes traseiros têm que abaixar para se acomodar nos dois carros por causa da caída do teto. Forração em couro não deixa transpirar, apesar do requinte. Bancos dianteiros com regulagens diversas, incluindo a importante lombar também no do passageiro em ambos. A maioria dos comandos está ao alcance das mãos.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 4 ★★★★☆

Porta-malas

BMW teria mais espaço para bagagens se o estepe não estivesse lá. Apesar de equipado com pneus Run Flat, que rodam furados ou rasgados, a BMW optou pelo estepe. Parece mais apoio psicológico do que necessidade. Volvo tem mais espaço com estepe, que fica sob o assoalho.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
3 ★★★☆☆ 3 ★★★☆☆

Tecnologia/segurança

Tecnologia é o que os dois modelos oferecem muito, inclusive itens de direção semiautônoma como saída de faixa, com intervenção na direção; frenagem automática de emergência; assistente de farol alto, entre muitos outros. Conectividade no alemão é apenas com Apple Car Play, enquanto o sueco conecta também com Android.

A segurança é obsessão da marca sueca e o alemão não deixa por menos com materiais de alta resistência a impactos e proteção máxima aos ocupantes, em caso de colisão. BMW leva vantagem pelos faróis a laser com alcance superior a 500 metros. Além disso, protege mais o pedestre em caso de atropelamento. Ambos obtiveram nota máxima no teste de impacto do Euro NCAP.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 4 ★★★★☆

Custo/benefício

Preços são praticamente idênticos – R$ 269.500 para o BMW contra R$ 269.950 do Volvo. Esportividade do BMW contrasta com desconforto, mas tração sempre traseira torna direção mais prazerosa. Por outro lado, Volvo tem tração integral o tempo todo e ainda pode rodar no modo puramente elétrico na cidade por cerca de 40 quilômetros com aceleração moderada. Depende do que se deseja.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
3 ★★★☆☆ 3 ★★★☆☆

Resultado: Volvo S60 T8 R-Design vence BMW 330 I M Sport

BMW 330 I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
25 31

Notas:

1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo

Ficha técnica BMW 330 I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
Motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, a gasolina de quatro cilindros em linha, 1.969 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, a gasolina e motor elétrico
Potência 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm  320 cv (motor a combustão) e 87 cv (motor elétrico), totalizando 407 cv
Torque 40,8 kgfm de 1.550 a 4.400 rpm  65,3 kgfm de 2.200 a 5.400 rpm (combinado)
Transmissão tração traseira e câmbio automático de oito marchas tração integral e câmbio automático de oito marchas
Direção tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,4 metros tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros
Freios disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira
Suspensão dianteira, do tipo McPherson; traseira, multibraços dianteira, double Whisbone; traseira, multilink
altura do solo 12,6 centímetros não divulgada
Rodas/pneus 8 x 19”de liga leve/225/40R19 (dianteira) e 8,5 x 19” de liga leve/255/35R19(traseira) 8 x 19”de liga leve/235/40R19
Peso 1.470 kg 2.041 kg
Carga útil (passageiros + bagagem) Não divulgada Não divulgada
Dimensões (metro) comprimento, 4,709; largura, 1,827; altura, 1,425; distância entre-eixos,2,851 comprimento, 4,761; largura, 1,85; altura, 1,431; distância entre-eixos, 2,871
Capacidades (litro) Porta-malas, 365; tanque, 59 Porta-malas, 442; tanque, 60
Desempenho Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 5,8 Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 4,4 segundos
Consumo (km/l) Não divulgado cidade, 21,9 /estrada, 22,53

O post [Comparativo] BMW 330I M Sport x Volvo S60 T8 R-Design apareceu primeiro em AutoPapo.


https://autopapo.com.br/noticia/comparativo-bmw-330i-volvo-s60-t8/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189065331931 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário