Eu comentei recentemente aqui no nosso AutoPapo a respeito da diferença de potência de motores provocado pelo downsizing: essa tendência da indústria de fazer motores de menor cilindrada, porém turbinados, com a potência maior e sem aumentar o consumo de combustível.
Vários me questionaram: “Eu prefiro o carro com motor 1.6 aspirado porque eu não vou ter problemas com 1.0 turbo, porque o turbo aumenta o desgaste do motor, reduz a vida útil.”
O motor 1.0 turbo tem a vida útil menor que a de um 1.6? E aí?
E aí que não é nada disso. Porque o motor tubo feito pela fábrica, projetado para isso, recebe alterações de todo tipo: reforço daqui, dali e ele acaba tendo a mesma vida útil que o motor aspirado.
Em relação a potência, os motores que passaram por downsizing, como os 1.0 turbo, já estão chegando bem próximos aos aspirados. Por exemplo, você compra um carro com motor 1.0 turbo de três cilindros que tá chegando perto de 130 cavalos.
Aí você vai e compra um outro carro com o motor 1.6 aspirado com os mesmos 130 cavalos. Então, com esse último, você vai gastar mais combustível, porque a cilindrada é maior e vai ter o mesmo desempenho.
Que vantagem Maria leva?
O post Motor 1.0 turbo ou 1.6 aspirado: qual é a melhor escolha? apareceu primeiro em AutoPapo.
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