No início do século 20, os fabricantes de automóveis ainda se dividiam entre as energias para movimentá-los: vapor, gasolina ou bateria.
Os carros elétricos faziam sucesso principalmente entre as mulheres pois não era necessário girar a manícula para acionar o motor, eram silenciosos e não tinham descargas fumacentas. Mas tinham sua autonomia limitada.
O carro a vapor era pouco prático, pois custava a esquentar a caldeira de água para gerar o “combustível”.
Até que um gênio da mecânica decidiu unir duas tecnologias, a elétrica ao motor a combustão. A solução foi apresentada no Salão de Paris de 1901, por Ferdinand Porsche, numa parceria com a Lohner, uma empresa austríaca.
O carro se chamava Semper Vivus (Sempre Vivo) e se movimentava com dois motores elétricos embutidos nas rodas dianteiras. As baterias eram recarregadas por dois pequenos motores a combustão monocilíndricos (3,5 hp cada) que acionavam dois geradores de 2,5 kw cada.
A autonomia do Semper Vivus era de 40 km mas o carro rodava outros 160 km quando os motores voltavam a carregar as baterias. Pesava 1.700 kg e ultrapassava os 50 km/h. Seus pneus eram de borracha sólida.
Em 2010, a Porsche construiu uma perfeita réplica do Semper Vivus exibida no Salão do Automóvel de Genebra, quando lançou seu primeiro híbrido da era moderna, o 918 Spyder Concept.
A réplica do Semper Vivus estava exposta na exposição francesa do automóvel antigo, a Retromobile, de 5 a 9 de fevereiro em Paris.
Como um carro híbrido funciona? Veja o vídeo e entenda
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